O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu efeito suspensivo à decisão do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB), que puniu o Atlético-PB com a perda de 13 pontos na tabela de classificação do Campeonato Paraibano de 2024 por conta de uma suposta escalação irregular do zagueiro Pedro Bahia.

Com o efeito suspensivo, o Atlético ‘recupera’ momentaneamente os pontos perdidos e com isso, sobe na classificação final do campeonato, escapando do rebaixamento. Assim, é o Pombal que é rebaixado para a segunda divisão junto com o São Paulo Crystal.

O Atlético permanecerá com os 13 pontos até que um recurso protocolado pelo time de Cajazeiras seja julgado pelo próprio STJD.

Entenda

A 2ª Comissão Disciplinar do TJDF-PB puniu o Atlético-PB alegando que o clube escalou o zagueiro Pedro Bahia de maneira irregular nas três primeiras rodadas do estadual. Segundo o órgão, o jogador deveria estar cumprindo até abril deste ano uma suspensão imposta em 2023 pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo. Quando era jogador do Fernandópolis, Pedro Bahia foi punido por envolvimento em esquema de manipulação de resultados.

O STJD também determinou que a Federação Paraibana de Futebol não homologue os rebaixados da edição deste ano do estadual até que o recurso do Atlético seja julgado.

Como fica a tabela

Com a punição, o Atlético-PB terminou a primeira fase do Campeonato Paraibano na última colocação com -2 pontos. Porém, com a volta dos pontos após o efeito suspensivo, o clube passa a ter 11 pontos, ficando na frente de Campinense (com 11 pontos, mas pior saldo), Nacional de Patos (10 pontos), Pombal (10) e São Paulo Crystal (4).