Em mais uma matéria do Polêmica Paraíba dentro da série de curiosidades e dados das eleições municipais de 2024, nesta edição será detalhado como funciona e quando ocorrerá o período de propaganda eleitoral gratuita.

A propaganda eleitoral gratuita é quando os candidatos, já devidamente registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), podem explicitamente pedir votos aos eleitores.
Em 2024 esse período terá início em 16 de agosto. Qualquer manifestação pública desse teor antes dessa data pode ser considerada irregular e passível de multa para quem irá disputar o pleito.


A data é unificada para os candidatos de todos os cargos em disputa, para que as campanhas comecem de forma igualitária.

Horário eleitoral gratuito

Dentro do período de propaganda eleitoral gratuita está o cronograma de exibições no rádio e na TV. Para 2024, as propagandas nas rádios e televisões acontecerão entre os dias 30 de agosto e 3 de outubro, 35 dias anteriores à antevéspera do primeiro turno.

O horário eleitoral gratuito vai ocorrer de segunda a sábado, por 20 minutos cada dia, nos dois veículos. No rádio, as propagandas serão transmitidas das 7h às 7h10 e das 12 às 12h10. Já na TV, a exibição acontecerá das 13 às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Além disso, ainda há a propaganda por inserções, publicidade que é exibida nos intervalos de programação. Para essa modalidade, são reservados 70 minutos diários, de segunda-feira a domingo.

polemicaparaiba