O diretor de uma escola em uma pequena cidade de Iowa, nos Estados Unidos, que ficou ferido durante um tiroteio no campus no início do mês morreu neste domingo (14), disse sua família.

Dan Marburger, diretor da Perry High School desde 1995, sofreu ferimentos graves em 4 de janeiro. Ele ajudou alunos e funcionários a sair da escola depois que um estudante de 17 anos abriu fogo, matando um aluno da sexta série e ferindo cinco pessoas, incluindo Marburger.

“Depois de 10 dias, ele perdeu sua batalha e essa tragédia tirou sua vida”, diz a página GoFundMe criada para ajudar sua família com os custos médicos. “Toda a família Marburger e toda a comunidade Perry serão tocadas para sempre pela abnegação do Sr. Marburger.”

O suspeito, um estudante do ensino médio, foi encontrado morto com um aparente ferimento de bala, disseram autoridades.

O tiroteio em Iowa, no primeiro dia de aulas do distrito em 2024, é parte de uma epidemia nacional de violência armada nas escolas dos EUA que piorou nos últimos anos.

Perry, uma cidade de cerca de 7.900 habitantes, está a cerca de 64 km a noroeste de Des Moines, a capital do estado. As escolas de ensino médio e médio da cidade compartilham um único campus.

(Reportagem de Maria Caspani; Edição de Mark Porter)

CNN Brasil