O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), esta semana, deu vários sinais em entrevistas concedidas à imprensa de que poderia aceitar a vaga de vice-governador em possível chapa majoritária encabeçada pelo atual vice-governador, Lucas Ribeiro (PP), tendo João Azevêdo (PSB) e Hugo Motta (Republicanos) como postulantes ao Senado Federal, nas eleições de 2026.

Provocado pela imprensa, Galdino sorriu, negou que tenha sido convocado a ocupar a vaga em reunião com parlamentares na Granja Santana, mas não deixou de marcar território. Ele afirmou que uma possível disputa ao cargo de vice-governador daria à chapa majoritária reais condições de vitória no futuro pleito estadual.

“Sinceramente, eu acho, modestamente, que a minha chegada na condição de vice daria à Chapa majoritária, no quesito governador, condições reais de vitória”, disse Galdino.

Adriano Galdino sabe que ao final da atual Legislatura, não terá condições regimentais de concorrer novamente à Presidência da ALPB. Devido a isso, já analisa com cautela os rumos de sua atuação política, e a vaga na chapa majoritária aparece como uma oportunidade de concretizar o “sonho” de concorrer ao Governo do Estado em 2030.

Se convidado, Galdino promete dialogar com sua base política antes de tomar uma decisão. Mas, na sua cabeça, a vaga de vice-governador parece ideal, nesse momento, para as suas pretensões político-eleitoreiras.

“É um cargo [de vice-governador] que realmente tem uma certa importância. E se eu for convidado, vou dialogar não só com minha base, mas também com o próprio Governo e com os partidos que fazem parte da base do governo. Mas o convite não apareceu. Talvez eu não tenha o perfil para ser governador, nem para ser senador, eu prefiro continuar com o meu perfil de ser deputado estadual”, comentou.

ANTECIPAÇÃO

O presidente da ALPB parece concordar com a antecipação do processo eleitoral de 2026, antes mesmo das eleições municipais de 2024.

A antecipação da chapa Lucas, João e Hugo já foi apresentada a parlamentares estaduais durante reunião na Granja Santana, na última semana.

Ainda conforme Galdino, o debate não foi antecipado pelo governador, mas por outros companheiros que estão de olho nos cargos, e que já colocaram a campanha na rua.

“O governador achou prudente também sinalizar nessa direção”, destacou, acrescentando ainda não saber o seu futuro político.

FUTURO

Faltam ainda três anos para as eleições de 2026.

Enquanto não define o seu futuro político, Adriano Galdino analisa a possibilidade de convite para concorrer à Vice-governadoria, mas com uma vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) como plano “B”.

Haverá sinais.

É esperar para ver!





Ângelo Medeiros/fonte83