Ao menos um município paraibano admitiu que aplicou doses vencidas do imunizante AstraZeneca na população local, em meio à campanha de vacinação contra a Covid-19. A Prefeitura de Alagoa Grande explicou que faz aproximadamente dois meses que percebeu o erro, e tão logo isso aconteceu entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para informar o problema e solicitar o reforço na vacinação dessas pessoas.

A informação de que vacinas vencidas foram aplicadas em brasileiros foi publicada nesta sexta-feira (2) no jornal Folha de S. Paulo, a partir de trabalho dos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp. A Reportagem também teve acesso ao estudo. Que mostra que ao menos 26 mil brasileiros podem ter recebido vacina vencida de oito lotes diferentes. Na Paraíba, seriam 253 doses vencidas aplicadas.

A Secretaria de Saúde de Alagoa Grande informou que logo que o erro foi descoberto, a questão foi repassada para a SES. E que há cerca de uma semana a gestão municipal começou a aplicar uma terceira dose nessas pessoas. Na cidade, seriam 72 doses irregulares.

A coordenadora do Núcleo de Imunizações da SES, Isiane Queiroga, classificou o episódio como “evento adverso” que já é previsto em toda campanha de vacinação. É algo que está sujeito a acontecer e, logo, a vacinação é repetida nas pessoas que receberam a vacina errada. Ela reforçou ainda que nenhuma dose foi recebida vencida pelo Estado e que as doses venceram já nos municípios.



O que diz João Pessoa e Campina Grande



As duas maiores cidades da Paraíba também registraram casos de aplicação de vacinas vencidas. Segundo o estudo, foram cinco doses vencidas aplicas em João Pessoa e 23 aplicadas em Campina Grande. Mas ambas as prefeituras negam o problema, dizendo que tudo não passa de erro de registro no sistema do Ministério da Saúde.

Chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fernando Virgolino garantiu que o problema foi, provavelmente, fruto de erro de digitação. Ele explicou que não há casos de doses vencidas aplicadas na capital paraibana. Ainda de acordo com Virgolino, o tempo máximo de espera de aplicação de uma dose em João Pessoa é 48 horas.

Já a Prefeitura de Campina Grande publicou uma nota oficial. E também destaca que não houve registro de aplicação de doses após o prazo de vencimento. De acordo com a Coordenação Municipal de Imunização, houve uma divergência entre o dia efetivo de aplicação e a data do cadastro no sistema do Ministério da Saúde, o que pode ter motivado o erro. A Prefeitura informa ainda que mantém um rigoroso controle no armazenamento e na aplicação das doses.

Fonte: Paraiba Urgente