O inquérito sorológico realizado pela Secretaria de Estado da Saúde para analisar o cenário da Covid-19 na Paraíba aponta que a obesidade é o principal fator de comorbidade encontrado nos infectados no estado. Segundo informou ao ClickPB, nesta segunda-feira (4), o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, 23% das pessoas testadas e confirmadas para Covid-19 são obesas.

Outras comorbidades também foram mencionadas. As pessoas com diabetes, por exemplo, representam 11% dos infectados pelo novo coronavírus na Paraíba. Enquanto que 10% têm hipertensão.

Geraldo Medeiros informou ao ClickPB que os dados completos do inquérito sorológico estão sendo analisados na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e deve ser divulgado um relatório final na próxima semana.

O inquérito sorológico analisa a situação epidemiológica da Paraíba frente à Covid-19, com base em entrevistas e testes (rápidos e RT-PCR) realizados com a população de 130 municípios. A análise destes dados servirá de base para a adoção de novas medidas para o enfrentamento da pandemia.

A oitava semana da pesquisa Continuar Cuidando, fase final do levantamento, foi realizada no final de dezembro de 2020.

Fonte: clickpb