A 14ª Avaliação do Plano ‘Novo Normal’ na Paraíba será divulgada nesta sexta-feira (11) e já aponta para um aumento no número de municípios com bandeira vermelha no Estado. Nas últimas semanas, os boletins epidemiológicos divulgados têm apresentado um aumento no número tanto de casos confirmados quanto de óbitos pela doença.

O secretário de Estado da Saúde (SES-PB), Geraldo Medeiros, revelou ao ClickPB que a nova avaliação trará um “aumento no número de municípios paraibanos com bandeira vermelha”. Isso é um reflexo dos índices de casos da doença e o relaxamento dos cuidados sanitários de prevenção do novo coronavírus como já alertado pelas autoridades de saúde.

“Está havendo um incremento na ocupação de leitos de UTI e de enfermaria em todo o estado. O quantitativo de óbitos está aumentando e de casos novos confirmados também. Hoje vai sair vão ser 16 óbitos e 771 casos confirmados. A gente estava na média de seis, oito óbitos, passamos para 14. Hoje 16. Então está havendo um incremento”, revelou.

Na última avaliação, divulgada no dia 30 de novembro, 96% dos municípios estavam com a bandeira amarela ou laranja e apenas 4% em bandeira verde. A 13ª avaliação do Plano Novo Normal apontava um aumento significativo de municípios na bandeira amarela, com um salto de 80% para 85%. Já na bandeira laranja foi de 6% para 11%. Dentro das transições há uma redução proporcional de 10% em localidades na bandeira verde, saindo de 14% para 4% dos municípios paraibanos.

Fonte: clickpb