De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM)  com as prefeituras municipais de todo o País, 2.119 (49,5%) Municípios optaram pelo pagamento do 13º salário no ano corrente em parcela única. Destes, 25,9% responderam que já pagaram os servidores.

Por outro lado, 1.482 (69,9%) informaram que vão realizar o pagamento no dia 20, enquanto 66 (3,1%) declararam que terão dificuldades em honrar este compromisso. Os outros 1% não responderam a pergunta.

Sobre a pontualidade das prefeituras quanto ao pagamento dos salários do funcionalismo municipal, 4.306 ou 98,2% dos Municípios responderam que as remunerações dos funcionários municipais estão sendo pagas em dia. Ao serem questionados sobre a capacidade de fechar as contas do ano, 3.229 (73,6,3%) responderam que conseguirão, enquanto 279 (6,4%) afirmaram não ser possível.

Segundo a CNM, os resultados indicam um esforço por parte dos gestores municipais para se adequarem à falta de recursos e à crise fiscal enfrentada pelo Brasil. Várias ações foram adotadas, como a redução das despesas de custeio, alteração do horário de expediente, redução no quadro de funcionários e a redução dos cargos comissionados.

Fonte: Brasil 61