Essa é uma das conclusões de um estudo inédito assinado por quase 80 cientistas de instituições brasileiras e do Reino Unido a partir de dados colhidos entre março e abril de 85 municípios.
A pesquisa aponta que, apesar de insuficiente para reduzir a expansão do coronavírus, o fechamento do comércio e de escolas em São Paulo e no Rio de Janeiro após o início da pandemia chegou a reduzir a taxa de transmissão do vírus para até um terço do identificado antes das medidas.
"O estudo oferece evidências de que as intervenções em vigor continuam insuficientes para manter a transmissão do vírus sob controle no país", diz o artigo, primeiro sobre a pandemia na América Latina a ser publicado pela revista Science, nesta quinta-feira (23).
Divulgado em um momento em que o Brasil registra recordes diários de casos e passa da casa das 80 mil mortes, ficando atrás neste quesito apenas dos EUA, o documento assinado pela força-tarefa de cientistas aponta a "necessidade urgente de medidas como testagem, mapeamento de contatos entre pessoas contaminadas medidas de distanciamento social" no país.
Fonte: BBC