As organizações de pequenos agricultores familiares e extrativistas de produtos da biodiversidade vĂ£o ganhar um novo incentivo para fortalecer os seus negĂ³cios no cultivo agrĂ­cola ou de coleta de frutos silvestres.

Um acordo de cooperaĂ§Ă£o tĂ©cnica assinado entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a OrganizaĂ§Ă£o das Cooperativas Brasileiras (OCB) neste mĂªs vai proporcionar, entre outros objetivos, a melhoria da gestĂ£o dessas instituições, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, que sĂ£o atendidas pelo Programa de AquisiĂ§Ă£o de Alimentos (PAA), pela PolĂ­tica de Garantia de Preços MĂ­nimos para a Biodiversidade (PGPM-Bio) e tambĂ©m pelo Programa de Vendas em BalcĂ£o (ProVB).

AlĂ©m de promover o intercĂ¢mbio de informações e promover a capacitaĂ§Ă£o dos agricultores e extrativistas, a medida tem em vista fazer com que esses segmentos tenham maior facilidade no acesso aos mercados para a venda de seus produtos.

Para a superintendente de Suporte Ă  Agricultura Familiar da Conab, Kelma Christina dos Santos Cruz, o acordo visa sobretudo promover o desenvolvimento econĂ´mico e social dos agricultores familiares, com treinamentos de cooperativas e associações de agricultores familiares, pĂºblico dos programas e ações executados pela Conab.

“A ideia Ă© melhorar os processos de governança e gestĂ£o dessas organizações, possibilitando melhor acesso aos mercados privado em nĂ­vel nacional e internacional e do setor pĂºblico”, afirma.

No acordo estĂ£o previstas iniciativas como o intercĂ¢mbio de experiĂªncias, especializaĂ§Ă£o tĂ©cnica de recursos humanos, encontros de negĂ³cios e oportunidades, alĂ©m de ações conjuntas para o desenvolvimento institucional e de gestĂ£o pĂºblica, com atividades complementares de interesse comum, sem previsĂ£o de repasses financeiros. As clĂ¡usulas jĂ¡ estĂ£o em vigor e seguem atĂ© 31 de dezembro de 2022, com possibilidade de renovaĂ§Ă£o.

Fonte: canalrural