Dos 136 infectados pelo coronavírus na Paraíba, até esta terça-feira (14), 27 são profissionais da saúde. Os dados são do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e mostram que 19,85% dos acometidos pela Covid-19 são médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares de enfermagem, dentre outros. A SES não possui, no entanto, estatísticas quanto aos óbitos. Dos 16 confirmados, um deles é uma médica, que faleceu nesta segunda-feira (13).
“Esses dados reafirmam a necessidade do trabalho permanente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) na fiscalização e orientação. Os profissionais de saúde estão na linha de frente e precisam de todo o suporte das unidades de saúde para atenderem bem os pacientes e não serem contaminados. Quanto mais médicos infectados, menos profissionais teremos para enfrentar essa batalha”, destaca o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano, um dos médicos infectados pela Covid-19, dentre as 52 pessoas recuperadas no estado.
O conselheiro e membro da Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus, Bruno Leandro de Souza, acrescenta que o CRM-PB tem visitado hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no Estado para verificar a quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), respiradores, leitos e profissionais de saúde, como está sendo feito o fluxo de pacientes e alertando aos médicos sobre a necessidade de notificação de todos os casos de síndrome respiratória, mesmo as leves e moderadas.
Fonte: 83