Durante a tarde deste domingo (2) aconteceu parte da comemoração religiosa, católica, tributada à Nossa Senhora da Luz, padroeira de Guarabira/PB.

É bem provável que você não tenha visto ou ouvido falar com tanta ênfase do momento mais importante da festa da Luz, isto dentro do sistema de crenças cristã da comunidade católica guarabirense.

Os festejos oficiais em comemoração ao dia da padroeira são liderados pelos segmentos que compõe igreja católica local. Todavia, com o passar dos anos e a crescente fama da festa, que conta com atrações musicais nacionais, a religiosidade inerente ao momento tem deixado de ser destaque midiático, se é que uma dia já foi.

Para além dos holofotes proporcionados pela mídia, no dia de hoje incontáveis fiéis da igreja católica saíram às ruas da cidade em procissão entoando canções e rezas.

Confesso que fiquei assustado e hipnotizado com a quantidade de pessoas que tomaram as ruas. Não dava para saber onde a multidão começava e terminava.

A partir desta observação podemos fazer as seguintes afirmações: apesar da pouca divulgação, fé e religiosidade não faltaram para o dia da padroeira. Um movimento tão significativo e de tamanha proporção é expressividade não seria possível caso não houvesse unidade na igreja católica, que mesmo diversificada em muitas paróquias e templos, unificam-se nos mesmos signos de fé.

Foi um show a parte!, tanto que moradores que residem no centro da cidade usaram a varanda dos apartamentos para assistir a movimentação.













Fonte: outrafonte