Arara ganha Escola Cidadã Integral que começará funcionar em 2020, entenda - Portal Arara

Últimas

domingo, novembro 17, 2019

Arara ganha Escola Cidadã Integral que começará funcionar em 2020, entenda

A EEEFM Monsenhor José Paulino passará a ser denominada ECI Monsenhor José Paulino em 2020. A informação não foi confirmada pela Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, porém a escola já está realizando a pré-matrícula, a qual pergunta a intenção do estudante em aderir ao novo modelo educacional. 

Além disso, o governador da Paraíba, João Azevêdo, em seu programa na Rádio Tabajara, Fala Governador, no dia 05 de agosto, citou a cidade de Arara como uma das contempladas, ao anunciar a ampliação do número de escolas integrais, com a criação de mais 79 Escolas Cidadãs Integrais (ECI) em diversas regiões do estado paraibano.

6ed3c58e-112a-4f24-83d6-728dba0a9b92
Reprodução/ José Marques

O decreto que define as novas Escolas Cidadãs Integrais em 2020 com nova a denominação, porte e simbologia dos cargos do corpo diretivo deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) em meados de janeiro, assim como ocorreu esse ano, onde foram criados 52 estabelecimentos de ensino nesse modelo educacional, conforme o decreto nº 38.944 de 24 de janeiro de 2019.

As Escolas Cidadãs Integrais fazem parte de um programa do Governo do Estado criado em 2015 e implantado em 2016, com o objetivo de cumprir o Plano Nacional da Educação (PNE). Esse modelo visa a formação para a vida e a formação para as competências do século XXI. Além das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é ofertado um currículo diversificado com as disciplinas da parte diversificada, tais como Eletivas, Projeto de Vida, Pós Médio e Estudo Orientado.

Nesse sentido, com a nova denominação, a Escola Estadual Monsenhor José Paulino funcionará apenas com o modelo integral. Sendo assim, os alunos da modalidade Médio Regular e a EJA serão transferidos para a EEEF Anésio Deodônio Moreno que passará a ser denominada EEEFM Anésio Deodônio Moreno, cujo nome já encontra-se grafado na frente da escola. Portanto, a cidade de Arara contará com duas Escolas Estaduais, uma Cidadã Integral e outra que funcionará com o Ensino Fundamental - Anos Finais - Regular, Ensino Médio - Regular e a modalidade EJA.

Vale salientar ainda, que ambas as escolas passaram por reformas no último ano, as quais promoveram melhorias em sua infraestrutura.

Fonte:Secon

Páginas