Cerca de 950 agricultores de Solânea serão beneficiados com Regularização Fundiária - Portal Arara

Últimas

quarta-feira, outubro 09, 2019

Cerca de 950 agricultores de Solânea serão beneficiados com Regularização Fundiária

Projeto do Governo Federal vai beneficiar 950 agricultores de Solânea com Regularização Fundiária gratuita e terá cerca de R$ 150 mil em investimentos.  O assunto foi debatido e foram repassadas informações para os presidentes das associações rurais na última sexta-feira (04), durante reunião na Câmara Municipal de Solânea.

A reunião foi realizada através da Secretaria de Agricultura entre o Secretário, o prefeito Kayser Rocha, presidentes das comunidades rurais, vereadores, agricultores, representantes da Empresa Paraibana de Pesquisa Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), e representantes da Ambientagro, empresa executora do projeto.
A Regularização Fundiária está acontecendo destinada a 22 comunidades rurais de Solânea e nesta fase do projeto serão contempladas 25% das propriedades do município, entre elas Poderosa, Barrocas, Vidal, Gruta de Santa Tereza, Fazenda Velha, dentre outras. Serão executados três meses de georefenciamento das áreas rurais e durante quatro meses será realizado o trabalho de cadastro das propriedades junto ao Sistema de Gestão Fundiária (Sigef). “Essa é uma parceria fundamental entre o Governo Federal, Estadual, municípios, associações e sindicatos. Com o principal objetivo de beneficiar nossos agricultores” disse o prefeito, Kayser Rocha.

Benefícios para agricultores
O Secretário de Agricultura, Késsio Furtado, explicou que as medições com GPS, as certificações e os títulos de posse serão emitidos gratuitamente. Segundo ele,  esse benefício traz importantes mudanças como valorização das propriedades, facilitação de financiamento bancário e acesso à programas de desenvolvimento comunitário. “É um melhoramento para o trabalhador rural e valorização das nossas terras.  Na terra de um vizinho, se ele fosse gastar chegava a quase R$ 30 mil o custo”, contou João Fidelis, presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Malhada, Matias e Lagoa do Mato.
Abaixo, lista das comunidades que serão atendidas:
Poderosa; Pérola; Barrocas; Vidal; Gruta de Santa Tereza; Chã de Santa Tereza; Gavião; Covão; Videl; Juazeirinho; Filgueira; Jacaré; Olho d’água Seco; Olho d’água dos couros; Alagoinhas dos Bragas; Matinhas; Malhada; Lagoa de Tanque; Grossos; Fazenda Velha; Areal; Lagoa do Mato.

Fonte: Ascom-PMS

Páginas