Número de MEIs cresce quase 103% em cinco anos na Paraíba, diz Sebrae - Portal Arara

Últimas

quarta-feira, setembro 04, 2019

Número de MEIs cresce quase 103% em cinco anos na Paraíba, diz Sebrae

O número de microempreendedores individuais (MEI) cresceu quase 103% em cerca de cinco anos na Paraíba. Segundo dados separados pelo Sebrae Paraíba, com base nos registros da Receita Federal, entre agosto de 2014 e 2019, o estado passou de 58.067 para 117.731 registros de microempreendedores individuais.
Se enquadram na categoria do Simples Nacional os empreendedores que possuem faturamento máximo anual de R$ 81 mil e que podem contratar até um funcionário com carteira assinada.
Além do número de MEIs, o levantamento também aponta um crescimento de 4,9%, no mesmo período, em relação à quantidade de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) registradas no estado. Em agosto de 2014, conforme os dados da Receita Federal, a Paraíba tinha 47.735 MEs e EPPs cadastradas, número que em agosto desse ano era de 50.112.
Considerando de forma geral o número de optantes do Simples Nacional, as estatísticas também indicam um incremento no estado no período de cinco anos. Em agosto de 2014, a Paraíba contava com 105.802 optantes, número que passou a ser de 167.843 no mesmo período de 2019, o que representa um crescimento de 58,6%.
A gerente de Estratégia do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, destacou três fatores que contribuíram para o aumento do número de pequenos negócios no estado. “Esse crescimento e, em particular, o número de MEIs, deve-se principalmente a três fatores: facilidade na abertura e legalização de um negócio, a crise que fez o desemprego crescer e transformou a ideia de montar um pequeno negócio em uma opção e, por último, a mudança cultural que traz o empreendedorismo como alternativa de vida e carreira para a nova geração”, pontuou.
Foto: Deborah Souza /Sebrae
Fonte: G1

Páginas