Mais chuvas e ventos fortes na Paraíba. Dois alertas de chuvas, um amarelo de perigo potencial de chuvas intensas e outro laranja de perigo potencial de chuvas, foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste sábado (2).

Um dos alertas é um amarelo de perigo potencial de chuvas intensas emitido para 168 cidades paraibanas. Já o alerta laranja é correspondente a um de perigo de chuvas intensas, válido para dois municípios. Ambos os alertas são válidos até as 11h de domingo (3).

Para as cidades que estão sob o alerta de perigo potencial de chuvas intensas, o órgão alerta para chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), além de um baixo risco de corte de energia elétrica, possível queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já para as cidades que estão sob alerta laranja de perigo de chuvas intensas, sendo elas São João do Tigre e São Sebastião do Umbuzeiro, o Inmet alerta para chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Um terceiro alerta foi notificado e emitido pelo Inmet, sendo um alerta laranja, referente a perigo de acumulado de chuvas. Esse é válido a partir das 0h de domingo e se estende até às 11h de segunda (4), sendo correspondente a 26 municípios, situados no Curimataú, Brejo e Litoral Norte do estado.

 

Fonte: pbagora