Quatro trechos da cidade de Rio Tinto, município da região metropolitana de João Pessoa, estão inundados devido às fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias. O Centro da cidade e outras três localidades da zona rural estão alagados.

As famílias desabrigadas por conta dos problemas causados pelas chuvas foram levadas para o Centro Integrado de Educação da cidade.

Cássio da Silva, morador da cidade, falou em entrevista à TV Cabo Branco sobre as dificuldades que a população está encontrando para manter a rotina de trabalho e necessidades com o alagamento. ‘’A maioria das pessoas estão ilhadas. O único transporte para ir para feira e fazer outras coisas é a canoa’’.

Fábio Marques, secretário da Defesa Civil, também falou à TV Cabo Branco, e explicou os motivos para o alagamento. ‘’É um problema recorrente em nosso município. Esse ano já tivemos algumas outras cheias e isso vem ocorrendo devido a grande quantidade de chuvas, o índice pluviométrico em todo estado é altíssimo’’.

O secretário também afirmou que barragens particulares se romperam e desaguaram no Rio Mamanguape, que devido sofrer processo de assoreamento, acaba transbordando.

Sobre as resoluções dos problemas, Fábio Marques ainda disse que existe um projeto de dragagem do rio, mas o mesmo está parado porque, em 2011, ano de criação do projeto, órgãos ambientais se opuseram à implementação.


Fonte: G1 PB