Cerca de 537.595 domicílios paraibanos vão ter que trocar a parabólica por equipamentos de TV digital para continuarem assistindo a TV aberta quando o 5G chegar ao estado.

Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2019, e foram fornecidos ao g1 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A Paraíba é o terceiro estado do Nordeste com menos domicílios que utilizam aparelhos parabólicos para assistir TV. O estado só está na frente do Rio Grande do Norte e de Sergipe que, respectivamente, têm 436.028 e 229.163 residências com parabólicas.

De acordo com a Anatel, João Pessoa será a primeira cidade paraibana que vai receber o 5G e consequentemente passará a não utilizar as parabólicas. A data precisa para a implementação da nova tecnologia não foi divulgada pela Anatel.

Campina Grande, somente vai receber o 5G a partir de 31 de julho de 2026, já que tem população menor, e este é um dos critérios para o começo da utilização do novo serviço.

Segundo a Anatel, pessoas que fazem parte do Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, vão receber gratuitamente kits para poderem assistir TV através da Banda C, que é um tipo de frequência que funciona para transmissão de forma digital.



Fonte: G1 PB