A barragem Senador Humberto Lucena, localizada em Pirpirituba, no Agreste da Paraíba, está apresentando rachaduras e crateras em seu entorno, conforme registros dos moradores e da prefeitura da cidade. Em nota, nesta quarta-feira (20), a Aesa, que esteve no local no dia 17 de junho, informou que “não constatou nenhum risco para a segurança da barragem” e que reparos devem ser feitos nos próximos dias.

Ainda conforme a Aesa, uma equipe deve fazer a manutenção e fechar algumas erosões na barragem. O órgão estabeleceu o prazo de 15 dias para a conclusão do serviço e justificou que os ajustes ainda não foram feitos por conta da dificuldade no acesso ao local, causada pelas chuvas.

Barragem de Pirpirituba apresenta crateras e rachadauras no entorno — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Barragem de Pirpirituba apresenta crateras e rachadauras no entorno — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Em reportagem da TV Cabo Branco, exibida nesta quarta-feira (20), o secretário de Agricultura do município e chefe da Defesa Civil de Pirpirituba, Rinaldo Barbosa, afirmou que, após a visita, a Aesa pediu um tempo para elaboração de um laudo, mas o documento ainda não foi apresentado. Na ocasião, a barragem estava com 80% de sua capacidade, mas atualmente o nível está em 100%, o que preocupa ainda mais a gestão.

“Aconteceu novamente de ter deslizamento, e no momento a gente está impossibilitado de chegar ao local. (…) Pode ser que os danos tenham se agravado”, relatou.

O município de Pirpirituba conta com 10.590 habitantes, segundo o IBGE. Alguns deles moram na comunidade Baixa do Carro, que fica perto da barragem Senador Humberto Lucena. Em um possível rompimento, a área seria diretamente afetada.

Fonte: G1