Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Os bastidores da política paraibana estão realmente eletrizantes. Todos os dias tem moídos, especulações e novidades. Hoje logo cedinho, um passarinho de canto forte, me telefonou, pediu reservas e disse: “Galdinista, anote aí: “Adriano vai ser o vice de João e Efraim, o senador”! E eu respondi na bucha: “não acredito, você deve ter dormido mal e está com brincadeira a essa hora do dia amigo, pôxa vida!” E o passarinho insistiu: “pode acreditar Rui, eu sei de coisas que você nem imagina. E disse mais: “vão isolar os Ribeiro, anote”! E disse ainda outras “coisitas” e se despediu”. Meu Deus!!!

E eu fiquei matutando e pensando, será que é verdade mesmo? Bom, seja o que for, o tempo vai dizer. Como na política eu já vi até boi voar, tudo é possível, inclusive, nada! Mas, vamos lembrar de dois fatos que aconteceram recentemente, que podem estar interligados ou não, com o que me disse o passarinho de canto forte, hoje pela manhã. Vejamos. Três datas recentes marcaram momentos importantes e tensos no imbróglio da política paraibana.

Estou me referindo aos dias 15 de junho, 02 e 04 de julho de 2022. No dia 15 de junho, fizeram a maior encenação, convidaram amigos, empresários, correligionários, toda a imprensa, prepararam um grande foguetório, etc, para o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), às 11h40 ( 11 nº do PP e 40 nº do PSB ), através de uma coletiva, na casa de Recepções Classe A, ANUNCIAR o que NÃO ANUNCIOU, ou seja, João e Cícero, prepararam toda aquela festança para Aguinaldinho dizer que iria ser senador na chapa de João, e de repente, veio a grande surpresa e decepção, pois, Aguinaldinho, pegou o microfone, e disse o que eles não queriam ouvir e que ninguém esperava: “serei candidato à minha reeleição de deputado federal e ponto final”. Eitaa!

O galdinista, apesar de convidado, não foi para o evento, pois, já sabia com antecedência da posição de Aguinaldinho, e além disso, não queria ver o choro contido de alguns, a cara feia de outros e a tristeza de muitos colegas que lá estariam. Após a decisão de Aguinaldinho, em não aceitar ser o senador na chapa do governador, soube que João, deixou o evento muito calado e que o prefeito Cícero, saiu bastante chateado. Me disseram também, que teve gente que deu murro em mesa, chutou cadeiras, etc, e outros que ainda não encontraram o caminho de casa, etc… Já pensou? PENSE NUM VEXAME! Mas, tudo isso, o galdinista já sabia e avisou com antecedência várias vezes, através de artigos, entrevistas, conversas telefônicas, etc. Lembram?

No dia 02 de julho, aconteceu aquela famosa reunião dos REPUBLICANOS com o governador João e dois assessores, na Granja Santana. Lembram? Depois da reunião, Adriano Galdino saiu respondendo uma frase só para todas as perguntas da imprensa: “A REUNIÃO FOI SATISFATÓRIA, SATISFATÓRIA, SATISFATÓRIA…”. Huummm! Será que a tal reunião foi mesmo SATISFATÓRIA? Em seguida, Adriano viajou para Campina Grande, onde foi participar do aniversário e lançamento da pré-campanha de seu irmão Murilo, para deputado federal. Lá, Adriano em seu contundente discurso, protagonizou outra frase de efeito: “PREFIRO PERDER A VAGA DE VICE, MAS FICO COM A PALAVRA DADA E SIGO COM EFRAIM ATÉ O FIM”. Foi tanta emoção na hora do discurso de Adriano, que o próprio Efraim Filho, de repente e sem cerimônias, TACOU UM BEIJO NO ROSTO DE ADRIANO, numa demonstração de muito carinho, agradecimento e paixão política. “É amor demais”!!!

Ontem, 04 de julho, aconteceu outro fato que a princípio passou desapercebido por muita gente. Estou me referindo a uma importante reunião que ocorreu entre o governador João Azevêdo e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro. Assuntos administrativos e políticos fizeram parte da pauta. Aguinaldo, com o aval de Cícero, manteve o nome do seu sobrinho Lucas Ribeiro (PP), para ser vice de João ( a famosa lista de um nome só, lembram?). Com isso, continua o impasse, pois, o REPUBLICANOS, também quer a vaga para Adriano Galdino. E agora João? DECIDA logo governador, o que está faltando homi???

Todos esses fatos mexeram muito com a política estadual e tornaram as relações mais conturbadas ainda entre REPUBLICANOS e PROGRESSISTAS. Quem quiser que se engane, mas a coisa não está boa e a tendência é piorar! Dizem que João, pediu uma lista de nomes aos dois partidos, mas não garantiu a vice para ninguém, por isso, o governador continua silente e empurrando com a barriga as decisões até o dia da convenção. Sinceramente, não sei o que João está querendo, pensando ou esperando? Qual será o trunfo que João tem e ninguém sabe? Será Vené na vice e Ricardo senador a pedido de LULA? Hummmm, tem boi na linha!


Mas meus amigos, o fato é que os REPUBLICANOS estão sem moral e sem discurso para indicar o vice de João, pois, estão votando num senador fora da base do governador. Pode isso? No entanto, os REPUBLICANOS estão fazendo de tudo para presentear o governador com um TROFÉU. E sabe que troféu é esse? A volta de Efraim Filho, para ser o senador de João. Isso mesmo! Se isso acontecer, os REPUBLICANOS aumentarão o seu prestígio, a sua força e volta a botar moral no tabuleiro político, para indicar ADRIANO GALDINO, como vice-governador na chapa de João Azevêdo. Eiitaa, já pensou? O galdinista não acredita que Efraim possa dar marcha À RÉ, até por que ele tem dito publicamente que foguete não dar RÉ, mas, quem sabe? Será que Efraim tem coragem de romper com o jovem Pedro, depois de várias “juras de amor”?

E se o foguete der marcha a RÉ? Aí, o desmantelo será GRANDE! Por que eu já vi foguete dar CURVA, mas RÉ, nunca vi! Será que vão isolar os RIBEIRO mesmo, como me disse o passarinho de canto forte? E o prefeito Cícero Lucena, como fica nessa história toda? Gente, não brinquem com coisa séria! Não brinquem com os filhos de Enivaldo! Cuidado João, pois, qualquer erro de cálculo, ELLA VEM AÍ SIM e vem forte! Já imaginaram uma chapa DANIELLA, MERSINHO e o pastor SÉRGIO??? Já cantei essa pedra lá atrás… Depois não digam que o galdinista não avisou… Haja coração!

Fonte: Suedna Lira / polemicaparaiba