Uma nova pesquisa do PoderData, divulgada nesta quarta-feira (22), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma eventual disputa de 2º turno.

O petista tem 52% das intenções de voto, contra 35% do atual presidente. A distância é de 17 pontos percentuais. No levantamento anterior do PoderData, divulgado há 15 dias, Lula (50%) e Bolsonaro (40%) estavam a 10 pontos de distância.

O atual presidente caiu 5 pontos percentuais nos últimos 15 dias. A diferença máxima entre os dois pré-candidatos foi registrada na rodada feita do final de agosto ao início de setembro de 2021, quando estava em 25 pontos.

O cenário para o 1º turno permaneceu estável, registrando oscilações na margem de erro de dois pontos percentuais. Hoje, Lula tem 44% das intenções. Bolsonaro pontua 34%.

Em relação à pesquisa divulgada 15 dias antes, o petista variou 1 ponto para cima, enquanto o chefe do Executivo oscilou 1 ponto para baixo. Ciro Gomes (PDT) manteve 6% dos votos. André Janones (Avante) seguiu com 2%.

:: "Não se faz um programa de governo democrático em cima de motociata ou jet ski", diz Alckmin ::

Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil) e José Maria Eymael (DC) apareceram com 1%. Luiz Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Vera Lúcia (PSTU) não somaram menções suficientes para pontuar.

Brancos e nulos são 5%, e 4% não souberam responder. Com 44%, o petista tem 1 ponto percentual a menos do que todos os demais candidatos somados (45%), segundo o PoderData. O resultado indica que o ex-presidente está próximo de ganhar a eleição no 1º turno.

Leia o infográfico:

Edição: Vivian Virissimo


Fonte:brasildefato