O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro foi preso suspeito de tráfico de influência e corrupção durante uma operação policial, nesta quarta-feira (22), em Santos, no Litoral do estado de São Paulo.

A "Operação Acesso Pago" foi deflagrada pela Polícia Federal e tem como objetivo investigar a prática de tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Com isso, um mandado de prisão preventiva foi cumprido contra o ex-ministro, um dos alvos da investigação que é baseada em depoimentos e documentos, como no “Relatório Final da Investigação Preliminar Sumária” da Controladoria-Geral da União (CGU).

Em uma visita à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), acontecida no dia 26 de abril de de 2021, o atual investigado disse que no Ministério da Educação (MEC) não havia "ladrões" e corruptos e que competência e honestidade devem pautar a vida de um homem público.

"[..] não tem sentado na cadeira ali do nosso MEC, nenhum ladrão, nenhum corrupto e duas coisas tem que pautar a vida de um homem público: é a competência e a honestidade.", relatou em uma Aula Magna realizada na Instituição Federal, enquanto ainda atuava no cargo de Ministro da Educação.

Veja o vídeo:

Fonte: noticiaparaiba