A prefeitura de Arara, divulgou em suas redes sociais uma belíssima imagem de como ficou o taque da serra depois do grande trabalho de recuperação do local realizado durantes meses. A restaurações de um espaço esquecido trouxe de volta a beleza natural do local, que vem sendo já bastante visitando pelos ararenses.

 O "Tanque da Serra" localizado a 6 Km ao Leste do centro desta cidade, é um local "magnífico" pelas mais deslumbrantes paisagens que os olhos humanos podem contemplá-las.

A começar pelos seus murais construídos em reduzidos blocos de granito que fogem a arquitetura comum. Seus dois reservatórios são como irmãs gêmeas que encantam os olhos dos sedentos e transmitem paz aos contempladores da natureza. Do seu ponto mais alto, é possível contemplar toda a região, incluindo uma bela visão horizontal da cidade.

Foram as águas do "tanque da serra" que saciaram a sede dos ararenses durante quase um século nas grandes estiagens que se abatiam e se abatem sobre a nossa cidade.

Desde os primeiros povoadores, até 1971, o "tanque da serra" foi o mais importante manancial capaz de abastecer a população ararense, com água doce o ano todo, quando o vizinho "tanque da pia" secava, era para a serra que afluíam as levas de sedentos em busca do seu líquido precioso. Sem mencionar que entre 1957 e 1987, suas águas límpidas também sustentou centenas de lavadeiras que se utilizavam das duas lavanderias públicas, abastecidas com água do "tanque da serra", prestando serviços particulares aos poucos abastados dessa cidade, além de lavarem as vestes de suas próprias famílias.

Hoje o local é conhecido por lei como Parque Ecológico Municipal Tanque da Serra.


Redação/Portal Arara