O volume de vendas do varejo paraibano manteve crescimento pelo terceiro mês seguido sobre o mês anterior. Dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nesta terça-feira (10), mostram que a Paraíba apresentou crescimento de 1,3% em março quando comparado ao mês anterior. O resultado ficou acima da média nacional, que foi de 1%.

O comércio varejista ampliado da Paraíba, que inclui também as atividades de veículos, motos, peças e material e construção, apresentou também alta em março de 0,6% sobre o mês anterior e de 1,8% sobre março do ano passado.

Regionalmente, as vendas cresceram em 19 das 27 unidades da federação. Na passagem de fevereiro para março, as principais altas foram em equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, livros, jornais, revistas e papelaria e outros artigos de uso pessoal e doméstico. Por outro lado, em meio ao impacto da inflação, houve queda nas vendas de supermercados e artigos farmacêuticos.

Segundo o gerente da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, Cristiano Santos, uma sequência de altas seguidas como essa não ocorria desde maio até outubro de 2020. “Esses três meses de alta significam um trimestre forte, embora os crescimentos ainda não sejam homogêneos entre todas as atividades”, destacou. O IBGE destacou que a recuperação ainda não é difundida entre as atividades, já que seis segmentos seguem abaixo do patamar pré-pandemia, e quatro acima, considerando o comércio varejista ampliado.



Fonte: Secom