O Ministério Público está apurando denúncia de estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Picuí, que precisam pedir carona na rodovia para retornar a Pedra Lavrada. A denúncia veio à tona na semana passada.

Por falta de transporte escolar, os estudantes da cidade de Pedra Lavrada, no Curimataú paraibano, que estudam no IFPB, estavam se arriscando às margens da rodovia para retornarem para casa ao final das aulas.

Vídeos mostram os alunos em caçambas e muitas vezes em cima de cargas sem proteção. Outras vezes pegam carona em carros de passeio com pessoas desconhecidas.
Os estudantes do ensino médio do turno da manhã têm transporte da prefeitura para ir ao Instituto. No entanto, quem assiste aula durante a tarde não tem ônibus para voltar. Eles precisam percorrer um trajeto de 30 quilômetros para ter acesso à educação. Vídeos mostram os alunos em caçambas e muitas vezes em cima de cargas sem proteção. Outra vezes, pegam carona em carros de passeio com pessoas desconhecidas.

O IFPB disse que solicitou transporte para os alunos junto a prefeitura de Pedra Lavrada. Alex Ribeiro, coordenador pedagógico do IFPB, informou que a gestão do campus faz contato todos os anos com a prefeitura para viabilizar o transporte.

Segundo o prefeito da cidade, Tota Guedes, há um ônibus à disposição dos alunos, beneficiando 54 estudantes. O veículo sai por volta das 6h e retorno às 13h para a cidade. “Existe o caso de seis alunos que, durante a semana, tem dois dias que fazem aulas de mineração durante à tarde. São apenas esses seis alunos que estão sem transporte de volta nesses dois dias da semana”, explicou. “É bom que se diga também que a prefeitura não recebe recurso para transportar aluno do ensino médio, apenas do ensino fundamental”, completou.

Diante da denúncia, o promotor Daniel Dal Pont, que atua na região de Picuí, informou que tem acompanhado o transporte de estudantes em Pedra Lavrada e na região. Ele disse que instaurou um procedimento para apurar a situação e pediu informações à prefeitura sobre como os alunos estão sendo transportados.

Fonte: PB Agora