Nos últimos dias, a obrigatoriedade do uso de máscaras foi dispensada em várias cidades da Paraíba através da publicação de novos decretos estaduais e municipais. Entretanto, os médicos demonstram preocupação com a flexibilização e recomendam que mesmo sem a obrigatoriedade, as pessoas continuem fazendo uso da máscara, principalmente aqueles que tem crianças, idosos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos em casa.

O infectologista Fernando Chaves, explica que apesar do cenário favorável, é fundamental ter bom senso. “É importante manter a orientação do uso principalmente nas populações mais vulneráveis. Seria importante que as pessoas esperassem que avançássemos mais nas doses de reforço”, afirma.

Outra preocupação do médico diz respeito às escolas. Ele relata que leu nos últimos dias um estudo apontando um aumento de 80% da transmissibilidade do Covid-19 em uma determinada escola em Alagoas após a flexibilização.

Ele acredita ainda que após a flexibilização o número de casos deve voltar a subir, mesmo que pouco, por isso a necessidade de cautela. “Trabalho em hospital e tive plantões onde morreram 16 pessoas e isso não podemos esquecer”.

 

Fonte: clickpb