O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (13), a Pesquisa Mensal de Serviços, onde registrou que o setor de serviços na Paraíba manteve trajetória de crescimento pelo 11º mês seguido do ano. A pesquisa mostra que houve variação de 5% em fevereiro sobre o mesmo período do ano passado.

Desde abril de 2021, a taxa segue em alta no Estado nessa comparação. No acumulado do primeiro bimestre, o setor registra alta de 3,5%.

O setor de serviços apresentou também alta de fevereiro sobre janeiro de 0,5% na Paraíba, enquanto no País o índice ficou negativo de 0,2%. Na Região Nordeste, apenas os estados Alagoas (1,3%) e a Paraíba (0,5%) apresentaram alta. No Brasil, 13 das 27 unidades da federação tiveram retração no volume de serviços em fevereiro na comparação com o mês imediatamente anterior e outras 14 unidades registraram alta.

O setor de serviços é o que possui o maior peso na economia brasileira e foi o principal destaque de recuperação em 2021, impulsionado pelo avanço da vacinação e pela flexibilização das medidas restritivas para conter a disseminação do coronavírus. A Paraíba cresceu 9,1% em 2021 no setor de serviços.

A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país e dos estados, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Há resultados para o Brasil e todas as unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.

 

Fonte: clickpb