O jovem venezuelano Jean Carlos Cabello Aguillera, de 26 anos, morto com um tiro em João Pessoa nesta quinta-feira (17), era estudante universitário do curso de administração quando morava na Venezuela, antes de se mudar para o Brasil para fugir da crise no país onde nasceu. Ele teve a moto levada, e a polícia segue a linha de investigação de latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte.

O g1 conversou com Jean Carlos em 2018, pouco tempo depois que ele chegou à Paraíba acompanhado do irmão e de dois amigos. O grupo de amigos nasceu em Maturín, no estado de Monagas, na Venezuela. Eles eram estudantes universitários e, devido à crise financeira em seu país de origem, cruzaram a fronteira e chegaram em Roraima em dezembro de 2017.

Eles chegaram a morar na rua por sete meses, na região da fronteira, em Roraima, até que foram encaminhados para a Paraíba por meio do Programa de Interiorização de Migrantes e Refugiados Venezuelanos. A primeira cidade onde o grupo ficou na Paraíba foi no Conde, no Litoral Sul.

Jean Carlos chegou a relatar que foi explorado no primeiro emprego que conseguiu na Paraíba. Ele ganhava R$ 100 por semana para trabalhar até tarde da noite. “O empregador achava que estava tudo bem porque ele nos dava o almoço”, disse ele na época da entrevista.

Venezuelano Jean Carlos Cabello chegou a trabalhar como instalador em uma empresa de telefonia, internet e TV à cabo, em João Pessoa, em 2018 — Foto: Jean Carlos Cabello/Arquivo pessoal

Venezuelano Jean Carlos Cabello chegou a trabalhar como instalador em uma empresa de telefonia, internet e TV à cabo, em João Pessoa, em 2018 — Foto: Jean Carlos Cabello/Arquivo pessoal

Nesse período na Paraíba, ele chegou a trabalhar também como instalador em uma empresa de telefonia, internet e TV à cabo e como revendedor de perfumes.

Atualmente, trabalhava como motoboy e morava com a esposa. Ele não chegou retomar os estudos no ensino superior, mas conseguiu concluir um curso de barbeiro. “Um homem que só sabia trabalhar, aí fizeram essa covardia com ele”, disse Alejandro Pereira, amigo de Jean Carlos.

Polícia investiga latrocínio contra venezuelano

Jean Carlos Cabello tinha deixado a esposa no trabalho e voltava para casa em uma motocicleta de cor vermelha, modelo Star 2021, nesta quinta-feira (17), quando foi abordado por dois homens que estavam a pé. Ele foi atingido por um tiro na região do tórax e teve a moto roubada. A principal linha de investigação é de latrocínio.

O corpo do jovem foi encaminhado para o Instituto de Polícia Científica (IPC) de João Pessoa e deverá passar por perícia. Conforme o delegado Claudio Marques, serão solicitadas imagens de câmeras de segurança da área onde o crime aconteceu, na busca por identificação dos suspeitos.

Alejandro Pereira, amigo de Jean Carlos, desconfia de que o crime tenha sido planejado, uma vez que os dois homens estariam esperando pela vítima na rua onde morava, e ele fazia o mesmo trajeto todos os dias para levar a esposa ao trabalho. “Mas foi pra isso mesmo, pra pegar a moto dele, pois ele não tinha problemas, nem brigava com ninguém, só sabia trabalhar”.

Fonte: G1