A Rússia declarou que sites do governo estão enfrentando ataques cibernéticos sem precedentes. A informação é da agência de notícias russa TASS, que citou declarações do Ministério do Desenvolvimento Digital do país.

Entre os alvos, estão os sites do Kremlin, a transportadora Aeroflot e o banco Sberbank, que tiveram interrupções ou problemas de acesso nas últimas semanas.

O ministério russo disse que está trabalhando para se adequar às novas condições, em meio ao aumento dos ataques cibernéticos.

“Se anteriormente sua potência nos momentos de pico atingia 500 gigabytes, agora está em 1 terabyte”, disse o ministério. “Isso é duas a três vezes mais poderoso do que os incidentes mais graves desse tipo que foram relatados anteriormente”.

À medida que a Rússia se torna mais isolada de grandes sistemas financeiros e de cadeias de suprimento, o governo propôs medidas para apoiar o setor de tecnologia da informação, como condições especiais de impostos e empréstimos.

A agência de notícias russa Interfax afirmou na última quarta-feira (16) que o Ministério de Desenvolvimento Digital propôs alocar 14 bilhões de rublos (cerca de R$ 700 milhões) em subsídios para empresas de TI.

Fonte: G1