O ministro das Relações Exteriores da Polônia, Zbigniew Rau, declarou, neste sábado (5), que seu país não reconhecerá mudanças territoriais na Ucrânia decorrentes da invasão russa.

O chanceler concedeu a declaração após se reunir com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na cidade polonesa de Rzeszow.



“A Polônia nunca reconhecerá mudanças territoriais decorrentes de agressões ilegais, e não provocadas, da forma com que a Rússia conduz as hostilidades com base no desejo de quebrar a vontade da resistência ucraniana por meio de ataques que aterrorizam a população civil. Bombardeios em áreas residenciais e usinas nucleares são crimes de guerra sob a lei internacional, que não estão sujeitos ao estatuto de limitações e serão perseguidos com a máxima determinação”, disse Rau.

Falando à imprensa, Blinken e Rau anunciaram uma abordagem unificada na assistência aos refugiados e na oposição à invasão da Ucrânia pela Rússia.



Rau reiterou o apoio de seu país ao povo da Ucrânia, acrescentando a importância de um corredor de evacuação “que facilitaria a evacuação de cidadãos ucranianos”.

Respondendo a Rau, Blinken reafirmou o compromisso dos Estados Unidos com o povo da Ucrânia e agradeceu à Polônia por seu trabalho em abrigar os refugiados ucranianos.

“Como aliados e parceiros, a Polônia e os Estados Unidos estiveram juntos em muitos desafios. Agora, os grandes ideais que nos unem – liberdade, democracia, paz, segurança – estão sob ameaça nesta região como nunca estiveram, certamente não desde a Segunda Guerra Mundial”, acrescentou Blinken.




Blinken também falou sobre os esforços dos Estados Unidos para ajudar populações “vulneráveis” não só na Ucrânia, mas também em países vizinhos.

“Para ajudar os refugiados na Polônia, o governo Biden acabou de solicitar ao Congresso US$ 2,75 bilhões em assistência humanitária, que é tanto para atender as necessidades de comunidades e pessoas vulneráveis, ​​dentro da Ucrânia, quanto para apoiar os serviços de refugiados aqui na Polônia.”

Fonte: CNN Brasil