Se a eleição presidencial fosse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria 40% dos votos no primeiro turno, enquanto o presidente Jair Bolsonaro ficaria em segundo lugar com 29%. Ciro Gomes e Sérgio Moro levariam 9% dos votos cada. 

Os números foram obtidos na pergunta estimulada, com os nomes sendo apresentados previamente, e divulgados nesta quinta-feira (24) na mais recente pesquisa do Instituto Ideia, encomendada pela revista Exame.

O levantamento ainda aponta Eduardo Leite com 2%, João Dória com 1%, mesmo resultado obtido por André Janones e Simone Tebet. Luiz Felipe d’Ávila tem 0,4% e Aldo Rebelo ficou com 0,1% das intenções de votos. As respostas “Ninguém, Branco ou Nulo” ficou com 4%, enquanto que 2% afirmaram que não sabem em quem votar para presidente.

Lula apresentou uma queda de 2 pontos percentuais em relação à última pesquisa divulgada pela Exame/Ideia, com Bolsonaro subindo os mesmos 2%. Dessa maneira a diferença entre eles agora é de 11%, contra os 15% mostrados anteriormente.

Foram ouvidas 1.500 pessoas entre os dias 18 e 23 de março, em entrevistas feitas por telefone – tanto fixos residenciais quanto celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-04244/2022.

Fonte: Click PB