O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) divulgou nesta sexta-feira (18) que as operações da última estação de bombeamento de água do Eixo Leste (EBV-6) foram suspensas preventivamente, devido a uma infiltração no aterro do forebay da estrutura.

A estrutura leva a água da Transposição até o açude Poções, em Monteiro e auxilia no abastecimento do açude de Boqueirão.

A situação está sendo monitorada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e Parnaíba (Codevasf), unidade operadora do empreendimento.

De acordo com o MDR, a Companhia vai seguir um plano de ação para buscar a causa da infiltração na estação e executar os reparos necessários.

“Com a suspensão do bombeamento, os reservatórios de Campos e Barro Branco serão rebaixados para que seja realizado um teste no início da próxima semana e, desta forma, seja possível corrigir a ocorrência o mais rápido possível”, informou o Ministério, em nota.

A reportagem do Portal Correio tentou entrar em contato por telefone com o diretor presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Porfírio Loureiro, para saber se o fornecimento de água para a Paraíba foi suspenso e quais as providências que a Aesa tomaria neste caso, mas não teve as ligações atendidas.

Estrutura tem histórico de problemas

Desde que foi inaugurada, a obra apresenta problemas e não foi suficiente para levar o açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) à capacidade máxima. Atualmente, o reservatório que abastece Campina Grande e região está com 28,42% da capacidade.

Em 2019, a obra fez uma comunidade produtora com 61 famílias enfrentar problemas para manter as atividades econômicas com a agricultura por ter sido realocada.

Já em 2020, o bombeamento de água do Eixo Leste para a Paraíba foi suspenso por mais de um ano. Na época, o MDR afirmou que a operação da estrutura só será restabelecida em caso de emergência.

Fonte: Portal Correio