Um protesto de moradores de Belém, cidade localizada no Agreste paraibano, fechou as rodovias PB 073, no trecho de Belém ao Distrito de Rua Nova, e a rodovia PB 105, trecho que liga o Distrito de Rua Nova a cidade de Bananeiras. Os moradores queimaram pneus e árvores para protestar contra a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

De acordo com os manifestantes, o protesto exige da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) que o abastecimento de água seja normalizado para os municípios que recebem água da barragem Lagoa do Matias. Os manifestantes alegam também que o Distrito de Roma, pertencente ao município de Bananeiras, estaria recebendo o abastecimento de água vindo de Lagoa do Matias.

‘A gente quer uma resposta dos diretores da Cagepa ou de algum representante do Governo da Paraíba. Todo ano é a mesma história de faltar água e ninguém toma providência. A gente não aguenta mais isso, precisamos de uma solução’, disse um dos manifestantes.

De acordo com o grupo, a manifestação é também contra a omissão do Governo em fiscalizar e permitir as construções de viveiros de peixes ao lado das barragens e da adutora que irá abastecer o munícipio.

‘É uma vergonha aceitar que tenha viveiros de peixe ao lado de barragens. Enquanto a população padece com a falta d’água, os ricos com seus viveiros tem água em abundância’, disse um morador.

O protesto é por tempo indeterminado, segundo eles só vão deixar o local quando algum representante do Governo garanta o fornecimento de água.

Fonte Portal do Brejo