Duas novas linhas de crédito estarão disponíveis na Caixa Tem a partir de 28 de março. Os empréstimos são para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEIs). Pela regra, mesmo aqueles que são negativos podem ter acesso ao crédito.

A proposta do governo federal é facilitar o acesso ao crédito. Isso porque muitos pequenos empreendedores e também pessoas físicas não podem se dar ao luxo de investir em negócios. A tentativa também é incentivar a formalização.

Linhas de crédito

O microcrédito do governo federal é chamado de Programa de Simplificação digital de Microcrédito - SIM Digital. Ao incluir aqueles com o nome sujo, a linha de crédito surge como uma nova oportunidade para milhares de brasileiros que são negativos.

Os valores do empréstimo variam de R$ 1.000 a R$ 3.000. Dessa forma, o dinheiro pode ser usado para investir e gerar mais renda. Por exemplo, no aumento do capital de giro, na compra de matérias-primas e em tantos outros destinos.




Em ambos os casos, tanto para pessoas físicas quanto para microempreendedores individuais, o pagamento das linhas de crédito será feito no prazo de 2 anos. Para a PF, a contratação será por meio da Caixa Tem, sem a necessidade de atendimento presencial. Para o MEI, com um empréstimo maior, será necessário procurar uma agência da Caixa.

Mas para facilitar o acesso, o governo federal espera que no segundo mês do programa o serviço também esteja disponível através do aplicativo e site. Os juros das linhas de crédito são de 1,95% ao mês. Desta forma, mais detalhes serão anunciados nos próximos dias, assim que as duas linhas de crédito estiverem disponíveis para contratação.

Fonte: redebrasilnews