A Associação de Formação e Incentivo para o Nordeste Karente (Afink), entidade que atua em prol do meio ambiente, anunciou que doará 300 mil mudas de árvores neste ano, através do Projeto Muda (‘Mude de vida, plante uma árvore’).

Na Paraíba, municípios do Litoral ao Sertão já foram beneficiados com ações da Afink e o objetivo da entidade é que em 2022 as parcerias possam se ampliar.

“Nosso viveiro já está pronto para receber os municípios, já temos disponíveis várias espécies nativas e frutíferas para atender a essa primeira demanda. Este ano nossa meta é que possamos distribuir 300 mil mudas principalmente para os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Vale lembrar que a parceria com as prefeituras e outras instituições foi fundamental para podermos ampliar nossa meta. Todas as contribuições em contrapartida que recebemos no ano passado fizeram com que pudéssemos melhorar nossa estrutura. Que essas parcerias se renovem para juntos reflorestar ainda mais as nossas cidades”, diz o coordenador do viveiro da Afink, Marcelo Gomes.

O coordenador do Projeto Muda, Luís Carlos, destaca da importância de promover ações ambientais, como orientações nas comunidades, palestras nas escolas e eventos para fazer um plantio adequado.

“Nossa proposta não é só distribuir mudas aleatoriamente. Nosso foco é educar para plantar. Portanto, sempre orientamos aos municípios que possam promover atividades de educação ambiental, nas comunidades, escolas e locais públicos. O mínimo de orientação é fundamental, a organização de como plantar, onde plantar e espécie adequada para plantar tem que ser trabalhada em parceria com outras entidades que já desenvolvem essas atividades. É claro que a pandemia restringiu nossa presença nas escolas, mas esperamos que este ano possamos voltar a promover nossas palestras e atividades com nossas crianças e adolescentes, pois lá temos o nosso público ideal para que tenhamos um novo olhar sobre o meio ambiente”, ressalta.

Interessados em conhecer o projeto e adquirir mudas podem entrar em contato com a Afink pelos telefones (83) 99907-8550 ou (83) 99981-0800 falar ou no Instagram @afinkprojetos.

Fonte: Portal Correio