Um campeão paraibano em crise. Após ter seus jogadores expulsos de um hotel por falta de pagamento, o Nacional de Patos comunicou a Federação Paraibana de Futebol (FPF), que não vai jogar na estreia do Campeonato Paraibano contra o Campinense por não conseguir registrar os atletas no BID da Confederação Brasileira de Futebol (FPF). Única equipe de Patos a vencer o Campeonato Paraibano da Primeira Divisão, o  Canário do Sertão vive uma crise sem precedentes em sua história.

Com isso, a Raposa será declarada vencedora por WO, o que equivale ao placar de 3 a 0. O Nacional, segue na competição e tentará se recuperar na partida da próxima terça-feira, quando receberá o Sport-PB no Estádio José Cavalcanti.

A direção do Nacional de Patos enviou ofício à FPF-PB comunicando oficialmente a desistência da partida e aceitando o WO. Assim, a Federação cancelou os protocolos da partida no Amigão, apenas indicando a arbitragem para confirmar a vitória do Campinense.

A crise no Nacional estourou após a renúncia do presidente Rodrigo Nóbrega. Apesar dos esforços de dirigentes históricos do Canário do Sertão capitaneados por Cleodon Bezerra, o clube começa a temporada desfalcado.
O Nacional de Patos, através de Adalberto Alves, que é presidente do Conselho Deliberativo do clube, confirmou que o insucesso na tentativa de registrar os jogadores a tempo e até solicitou que a partida contra o Campinense fosse adiada. Mas a presidente da FPF-PB, Michelle Ramalho, descartou essa hipótese, explicando que o regulamento da competição precisava ser cumprido.

— Lamentamos que a situação tenha chegado a esse ponto. Mas a Federação não tem outra coisa a fazer senão cumprir o regulamento, até em respeito a todos os clubes do campeonato. Reconheço o esforço feito por Cleodon para colocar o Nacional em campo, mas o regulamento é muito claro quando diz que os jogadores têm que estar no BID um dia antes do jogo — disse a presidente da FPF-PB, Michelle Ramalho.

A crise no Canário do Sertão, explodiu nesta semana. Antes da renúncia do presidente Rodrigo Nóbrega, feita numa carta escrita à mão, os jogadores do clube haviam sido despejados do hotel onde estavam concentrados. Outros fornecedores também cobram o clube por supostas dívidas. Para completar, o Canário anunciou o terceiro técnico somente em 2022 — Mirandinha, que já havia substituído Reinaldo, deixou o cargo para dar lugar a Delany, efetivado pela nova gestão.

Com o despejo, alguns jogadores foram remanejados para pousadas no Sertão, enquanto aguardam uma solução definitiva.

Os torcedores aguardam uma solução para a situação e lembram a história gloriosa do clube, e as conquistas memoráveis.
Além do estadual de 2007, o alviverde patoense foi entre 1977 e 1981, cinco vezes campeão do Torneio Incentivo promovido pela CBF, e vice campeão paraibano nos anos de 1978, 1989, 1990, 1991 e 2005, e nesse período se tornou o primeiro Clube Sertanejo a disputar uma competição à nível nacional.

Com o cancelamento do jogo entre Campinense e Nacional de Patos, a rodada de abertura do Campeonato Paraibano terá apenas um jogo nesta quinta-feira: Atlético-PB x Botafogo-PB, que se enfrentarão às 20h15 no Estádio Perpetão, em Cajazeiras.

Fonte: PB Agora