A Rússia realizou exercícios militares nesta quarta-feira e enviou mais forças e caças para Belarus para exercícios no próximo mês, enquanto autoridades se preparavam para negociações em Paris sobre o conflito no leste da Ucrânia.

O responsável no Kremlin pelas questões que envolvem a Ucrânia deve encontrar autoridades de França, Alemanha e Ucrânia para conversações no formato “Normandia” em Paris diante de um pano de fundo de uma acumulação de tropas russas perto da fronteira com a Ucrânia que provocou temores de uma invasão.

A Rússia insiste que não pretende invadir, mas o Ocidente ameaçou com severas penalidades econômicas se isso acontecer. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na terça-feira que consideraria sanções pessoais ao presidente russo, Vladimir Putin, e Reino Unido disse nesta quarta-feira que não descartaria fazer o mesmo.

As conversas em Paris para acabar com a guerra no leste da Ucrânia entre Kiev e os separatistas apoiados pela Rússia se encontram há anos sem progresso real, mas as conversações de quarta-feira podem ser vistas como um sinal positivo de diplomacia que está ocorrendo apesar das tensões crescentes

O confronto sobre a Ucrânia desencadeou uma venda nos mercados russos esta semana e o rublo voltou a cair na quarta-feira.

Fonte: CNN Brasil