Uma criança de 8 anos foi atacada por um tubarão na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha, na manhã desta sexta-feira (28). A turista, que é de São Paulo, foi mordida na perna direita e socorrida, em uma maca colocada na caçamba de um carro, para o hospital da ilha.

[ATUALIZAÇÃO: Inicialmente, a Administração da Ilha divulgou que a criança tinha 10 anos. Depois, corrigiu a informação da idade da vítima para 8 anos. O texto foi atualizado às 14h20.]

 

O nome da vítima não foi divulgado. Ela estava com o pai na praia, que faz parte do Parque Nacional Marinho e foi interditada por tempo indeterminado após o ataque. A menina foi socorrida por monitores do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) até o Hospital São Lucas.

Ataque de tubarão ocorreu na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha — Foto: Ana Clara Marinho/g1

Ataque de tubarão ocorreu na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha — Foto: Ana Clara Marinho/g1

Em nota, a Administração da Ilha disse que a menina chegou em estado grave ao hospital. “Foram realizados todos os procedimentos necessários, incluindo transfusão sanguínea, para garantir a estabilidade da paciente”, disse o governo local, no texto.

Um avião de salvamento foi enviado a Noronha para fazer a transferência da paciente para o Recife, onde fica internada no Hospital Português. Com a criança a bordo, a aeronave equipada com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea decolou do aeroporto da ilha às 15h.

A criança chegou ao Hospital Português por volta das 17h, em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A unidade de saúde disse que só vai divulgar informações sobre o estado de saúde da paciente se a família autorizar, o que não aconteceu até a última atualização desta reportagem.

Criança atacada por tubarão em Noronha chegou ao Hospital Português, no Recife, por volta das 17h desta sexta-feira (28) — Foto: Antonio Coelho/TV Globo

Criança atacada por tubarão em Noronha chegou ao Hospital Português, no Recife, por volta das 17h desta sexta-feira (28) — Foto: Antonio Coelho/TV Globo

Em nota, o ICMBio afirmou que se solidarizou com a criança e a família dela. Também disse que esse caso começou a ser investigado e que “ataques desse tipo são raros, havendo regramento quanto aos horários e locais permitidos para utilização da praia”.

O g1 entrou em contato com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) para saber se o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) foi acionado, quais os próximos passos da investigação desse caso mais recente e quantas crianças foram atacadas pelo animal no estado, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Outros casos

Foi também na Praia do Sueste que, em 21 de dezembro de 2015, aconteceu o único incidente considerado pelos pesquisadores como ataque de tubarão na ilha. O turista paranaense Márcio de Castro Palma da Silva, de 32 anos, perdeu a mão e parte do braço direito após ser mordido pelo animal.

O último incidente com tubarão em Fernando de Noronha ocorreu no dia 13 de janeiro de 2021. Um turista do Rio de Janeiro foi mordido na mão por um tubarão quando surfava na Cacimba do Padre. O visitante, de 52 anos e nome não divulgado, levou 32 pontos e recebeu alta hospitalar.

Fonte: G1