O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, comentou em entrevista ao Programa Tribuna Livre, da TV Arapuan, nesta quinta-feira (30), que a epidemia de gripe causada pela variante Darwin, identificada na Austrália, ainda deve durar até março, que é quando a vacina será atualizada pelo Ministério da Saúde.

“Ao longo de 2021, a Paraíba, principalmente em abril, vacinou 86% da população contra influenza. O surgimento dessa variante está propagando [o surto] num mês atípico. Normalmente a gripe comum corre em maio, no início do inverno e agora está em dezembro”, ressaltou.

Com isso, apenas no final de março que chegarão as vacinas que tem na sua composição a variante Darwin. “Por tanto teremos que conviver com essa epidemia durante janeiro e fevereiro. É importante que idosos e crianças, principalmente abaixo de dois anos, puérperas, gestantes, pessoas com doenças imunossupressoras, diabéticos, suspeitas cardíacas, renais crônicos, doenças autoimunes, essas tem que utilizar na vigência de ter a influenza, tem que usar a medicação antiviral Oseltamivir (Tamiflu) durante cinco dias”, contou.

Apesar do alto índice de contaminação, o secretário tranquilizou a população afirmando que trata-se apenas de uma gripe comum e que a maioria dos casos são leves e que os sintomáticos podem ser tratados com antiviral. “Porém o uso indiscriminado do antiviral pode causar resistência do vírus e prejudicar as pessoas que precisam do tratamento”, alertou.

Fonte: Portal Paraíba.com.br