Reafirmando a sua importância para o cenário econômico e social da Paraíba, os pequenos negócios do estado seguem contribuindo decisivamente para o reaquecimento do mercado de trabalho. É o que indica levantamento realizado pelo Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Segundo os números da análise, só no mês de outubro as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo de 2.822 postos de trabalho, enquanto que as médias e grandes empresas contabilizaram saldo positivo de 1.427 vagas. Já a administração pública fechou o mês com saldo negativo de duas vagas no estado. 

Além dos dados referentes ao mês de outubro, o levantamento realizado pelo Sebrae a partir dos números do Caged também revela que no período entre janeiro e outubro de 2021 os pequenos negócios contabilizaram saldo positivo de 24.295 novos postos de trabalho. As médias e grandes empresas, por sua vez, apresentaram saldo positivo de 3.477 vagas, enquanto que a administração pública encerrou o período com saldo negativo de 51 postos de trabalho.  

Considerando, ainda, os dados de janeiro a outubro divididos por atividade econômica, a análise do Caged aponta o setor de serviços como o principal responsável pela criação de novas vagas no universo dos pequenos negócios. Nos 10 primeiros meses do ano, conforme os dados, o setor apresentou saldo positivo de 9.875 vagas, seguido pelo comércio, cujo saldo positivo foi de 6.426 postos de trabalho.  

Em seguida, aparecem os pequenos negócios da construção civil, cujo saldo foi de 3.775 vagas, da indústria de transformação, que contabilizou saldo de 3.256 postos de trabalho, da agropecuária, com saldo de 833 vagas, e da indústria extrativa mineral, que de janeiro a outubro obteve saldo positivo de 153 vagas. Por sua vez, o setor de serviços industriais de utilidade pública (SIUP) foi o único que, no universo dos pequenos negócios, apresentou saldo negativo, de 23 vagas. 

Para a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, os números demonstram uma tendência de reativação dos postos de trabalho que foram fechados durante a fase mais crítica da pandemia. “Nesse contexto, o setor de serviços foi o que mais se adaptou à nova realidade do mercado, gerando maior estoque de empregos. Além disso, o que esperamos desse cenário, para dezembro e janeiro, meses estratégicos no calendário do comércio, é que os números se projetem para atingirem patamares próximos ao período anterior à pandemia”, explicou Ivani Costa.  

Fonte: Assessoria