Pelo segundo dia, a Paraíba teve dificuldade para contabilizar os casos de Covid-19, neste sábado (11), por conta do ataque hacker ao site do Ministério da Saúde, ocorrido na sexta-feira (10), Com a falha nos sistemas, o estado contou apenas os casos moderados e graves. Os dados da vacinação no estado também não foram atualizados.


Além do site do Ministério da Saúde, o ConecteSUS, plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19, também foi afetado pelo ataque.


Conforme os números do boletim epidemiológico deste sábado (11), nas últimas 24 horas foram registrados 18 novos casos e três novas mortes. Apesar do Dia D de vacinação ocorrido em todo o estado, os números de doses aplicadas no sistema permanecem em 5.924.712


Entre as páginas afetadas pelo ataque estão o e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid-19), e o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), que tem informações sobre cobertura vacinal.


O boletim deste sábado foi feito com base nos dados do sistema omente com dados do Sivep Gripe, que não foi afetado.


Ataque


O sistema foi invadido por hackers na madrugada de sexta-feira (10). O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença.

A suspensão dos serviços levou o governo federal a adiar a necessidade da apresentação de um comprovante de imunização para viajantes que chegarem ao Brasil por via aérea e, em caso de ausência do documento, a exigência de 5 dias de quarentena.

As medidas entrariam em vigor neste sábado (11), mas, de acordo com portaria publicada nesta sexta-feira (10), passarão a valer somente em 18 de dezembro.


Neste sábado, o Ministério da Saúde informou, em nota, que "está atuando com a máxima agilidade para restabelecer os sistemas comprometidos com o ataque causado na madrugada desta sexta".


" Vários sistemas já foram reestabelecidos e a expectativa é que os outros sistemas estejam disponíveis para a população na próxima semana", disse a pasta.



Segundo o ministério, foram atingidos os seguintes sistemas:



e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid)
Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) – que tem informações sobre cobertura vacinal e vacinação contra outras doenças no país ConecteSUS funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.

Fonte: G1 PB