A Paraíba tem, em 2021, o segundo mês sem registros de feminicídios, de acordo com dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatística da Polícia Civil. Ao longo de 2021, 30 feminicídios foram cometidos na Paraíba. Os dados foram solicitados pelo g1, através da Lei de Acesso à Informação (LAI).

No mesmo período de 2020, de janeiro a novembro, 29 feminicídios foram investigados pela polícia. Só em novembro, oito mulheres foram mortas e um caso foi investigado como feminicídio. Os dados mostram aumento de um caso em comparação a novembro de 2021.

Nos meses anteriores

Em outubro, foram registrados quatro feminicídios e três mortes de mulheres por motivos além de gênero. Em setembro, foram registrados dois feminicídios e seis mortes de mulheres registradas como homicídios. Já o mês de agosto foi um dos mais violentos de 2021. Ao todo, dez mulheres foram assassinadas no mês passado, sendo sete feminicídios e três homicídios dolosos.

Em todo o ano de 2021, de janeiro a novembro, 30 feminicídios já foram registrados, sendo agosto o mês que apresentou maior quantidade de casos. Além disso, 43 mulheres já foram assassinadas em casos investigados como homicídio doloso, totalizando 73 mulheres mortas, considerando que também dois latrocínios com vítimas mulheres foram registrados.

Feminicídio é o assassinato de uma mulher cometido devido ao fato de ela ser mulher ou em decorrência da violência doméstica. Foi inserido no Código Penal como uma qualificação do crime de homicídio em 2015 e é considerado crime hediondo. No homicídio doloso, o assassinato tem outras motivações.

Feminicídios na Paraíba em 2021
Primeiro trimestre apresentou seis casos
JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulhoAgostoSetembroOutubroNovembro02468
Fonte: SEDS

O que mostram os números

  • Nenhum feminicídio foi registrado em novembro de 2021
  • Mês de agosto registra maior número de casos em 2021
  • Em onze meses de 2021, foi registrado 30 feminicídios
  • Em 2021, 75 mulheres já foram mortas

Fonte: G1