Um ciclone extratropical que se formou no oceano Atlântico tem provocado fortes chuvas na região do extremo Sul da Bahia. Pelo menos 29 municípios decretaram situação de emergência e outras três, de calamidade.

A cidade de Itamaraju, uma das mais castigadas, registrou volume de 450 mm apenas na quinta-feira (9), segundo a MetSul Meteorologia.

A previsão é de mais chuva nesta sexta-feira (10), quando o governador Rui Costa (PT) deve visitar a região para avaliar os estragos. De acordo com o InMet, a área do Sul da Bahia seguia no maior grau de risco, classificado como "Grande Perigo" até as 10h20.

Imagens que circulam pelas redes sociais mostram como a elevação do nível dos rios provocou destruição de pontes, estradas e levou forte correnteza a ruas urbanas. Áreas inteiras foram inundadas e registros de quem estava nas ruas lidando com a força das águas se multiplicaram -em um deles, uma família usa um colchão para flutuar, no meio da cidade, na tarde de quarta (8), em Itabela.

Na manhã de quinta, o governador do estado informou já ter conversado com alguns prefeitos e garantiu que o seu governo seguirá com a força-tarefa de ajuda aos municípios afetados.

O Graer (Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia) informou que tem usado três aeronaves para atendimento à população. Um avião Grand Caravan decolou de Salvador transportando nove bombeiros militares que atuam na operação.

Além disso, agentes do Corpo de Bombeiros que estavam de férias ou licença também foram convocados a retornar ao trabalho para participar da força-tarefa.

Em Macarani, o efeito das chuvas foi multiplicado pela elevação do nível dos rios e pontes foram destruídas. Durante os danos a uma delas, duas pessoas caíram na água e foram salvas pela população.

Já em Jucuruçu, segundo a TV Bahia, os rios Gado Bravo e Jucuruçu subiram pelo menos dois metros e inundaram aparte baixa do município.

Em Itamaraju, onde choveu 450 mm em um único dia, um homem e dois sobrinhos, de 4 e 8 anos, morreram soterrados em área que registrou o desabamento de ao menos seis imóveis.

Em Porto Seguro, onde choveu 171 mm nesta quinta, mais prejuízos, incluindo o teto de uma sorveteria em Arraial d'Ajuda.

Em Teixeira de Freitas, as precipitações foram da ordem de 141 mm e a água invadiu inúmeras casas e estabelecimentos comerciais.

Em Eunápolis, a chuva com ventos fortes derrubou uma vidraça de uma altura de pelo menos três metros e os estilhaços deixaram ao menos uma pessoa ferida.

Fonte: O Tempo