O helicóptero Acauã realizou no final da manhã deste domingo (7), a transferência de um paciente que deu entrada no Hospital Distrital de Belém, no Agreste paraibano, vitima de um infarto. O paciente foi transferido para uma unidade hospitalar de João Pessoa.

O estado de saúde do paciente era considerado grave, sendo acompanhado pela equipe médica e por um enfermeiro que faz parte da tripulação da aeronave, evitando maiores complicações no seu estado de saúde.

O Acauã – O equipamento multimissão, com prefixo PR – CME pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é dotado de tecnologia digital de gerenciamento dos sistemas embarcados, que facilita o trabalho dos pilotos em pousos e decolagens. Sua autonomia é de três horas e meia de voo, podendo atingir uma velocidade máxima de 130 nós, o equivalente a 280 quilômetros por hora (km/h).

Quanto ao espaço, a capacidade atende até sete pessoas e ainda equipamento, armamento e suprimento, além de possibilidade de carga externa de até uma tonelada. Para resgate, são transportados, além dos pilotos, a vítima em uma maca, um médico e um paramédico.

 

Fonte: Portal do Brejo