Promover experiências únicas e legítimas no turismo rural, com criatividade e inovação, fazendo com que o turista não tenha uma viagem tradicional é a grande transformação dos micro e pequenos negócios do meio rural paraibano.

As atividades criativas com foco na produção associada ao turismo, foi o caminho para a formatação de um modelo turístico sustentável, no território, com inclusão social, valorização da cultura, aumento da competitividade e promoção do destino, transformando alguns municípios turísticos da Paraíba em destinos turísticos que encantam os visitantes.

O turismo rural de vivências e experiências na Paraíba promove a conservação dos recursos locais, aumenta a geração de renda da comunidade visitada, valoriza o desenvolvimento local e a inovação, preserva a autenticidade do lugar, atende a necessidades e desejos de turistas. Por isso é sempre fundamental a autenticidade e essencial a visibilidade.

Convido você a viajar comigo nesse texto que certamente vai mexer com a suas emoções:

1. CAMPING RURAL DO LAJEDO DO MARINHO – BOQUEIRÃO – PB
O camping rural é uma experiência que renova a nossa relação com a natureza, principalmente à noite, quando as estrelas parecem estar mais próximas de nós, o silêncio quebrado pelo suave som do vento, ou o cantar distante de algum pássaro noturno.

Acampar com amigos ou com a família em local seguro, é estar em paz, é estar partilhando também das histórias, dos saberes e fazeres da comunidade local.
Precisa levar agasalho, pois pela madrugada o frio chega e nos alcança mesmo na barraca de camping fechada.

O nascer do sol é mais uma experiência incrível que revela outro cenário e nos enche de alegria para começar um novo dia e novas experiências.

2. MEMORIAL DO TEAR – DISTRITO TABUADO – BOQUEIRÃO – PB.
Que tal contratar um condutor local de turismo e agendar um passeio à cavalo, pelo meio rural do município de Boqueirão, saindo do Parque de Vaquejada com parada no Memorial do Tear para conhecer a história do Distrito de Tabuado e a sua tradicional produção de mantas e redes de dormir?

A arte milenar de tecelagem com tear manual faz parte da história de todas as famílias da comunidade rural de Tabuado e a história de Lúcia Oliveira, Presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Artesãos de Tabuado, é encantadora!!

3. SÍTIO ALTO DOS MISSÕES – TABUADO – BOQUEIRÃO – PB
Você também pode ir até o Sítio Alto dos Missões, para conhecer a fauna, a flora e as formações rochosas típicas da região do Cariri paraibano, na companhia da técnica em Geologia Darciley Gomes que formatou a oficina de tear manual, o Museu da Parede com peças da agricultura familiar, e no final você irá saborear um delicioso lanche debaixo de uma tenda coberta com mantas produzidas no tear. Na mesa, experimente a orelha de pau, a trufa de rapadura, o queijo de manteiga, a tapioca… e outras delícias!

4. CROCHETEIRAS DO LAJEDO DO MARINHO – BOQUEIRÃO – PB
Na volta você precisa conhecer as Crocheteiras do Lajedo do Marinho. São mais de dez mulheres talentosas que transformam linhas em produtos com arte, desde os assessórios de moda (bolsas, bijuterias, cintos)  aos produtos de cama e mesa, cortinas e tapetes. Um lindo colorido do trançado que revela a alegria que essas mulheres transmitem para os turistas.

5. HOTEL- FAZENDA PAI MATEUS – CABACEIRAS – PB
Nesse segundo dia de viagem, você pode dormir no Hotel Fazenda Pai Mateus, no município de  Cabaceiras, distante apenas 34,5 km pela rodovia PB 148. O conforto e a ruralidade se unem para que você sinta bem estar e tranquilidade nesse lugar. Para o almoço solicite comer um “bode no buraco”, um prato que é cozido em um buraco no chão, durante quatro horas, com carne de cabrito e muitos legumes. Delicioso!!  Ver site: www.paimateus.com.br

6. LAJEDO PAI MATEUS
Acordar cedo, tomar um gostoso café da manhã e fazer uma caminhada até o Lajedo Pai Mateus é uma experiência cheia de magia e mistérios, simplesmente imperdível!! Esse lugar já foi cenário de filmes nacionais, concerto de orquestra sinfônica da Paraíba, ensaio fotográfico de famosas grifes de moda e de várias reportagens nacionais e internacionais.

7. DISTRITO DA RIBEIRA – CABACEIRAS – PB
Situado a 14km de Cabaceiras, Ribeira é uma comunidade rural que produz artesanato em couro. Lá também está instalada a ARTEZA – Cooperativa dos Curtidores e Artesãos em Couro de Ribeira de Cabaceiras, que produz sandálias, chapéus, carteiras, bolsas, cintos e outros acessórios, de couro de boi e bode. Esses produtos são comercializados em cidades do Nordeste e de outras regiões do Brasil. Você pode viver essa experiência visitando mais de dezoito pequenos negócios que produzem o artesanato em couro. Reserve um dia para visitar Ribeira.

8.  VIRGULIMA – CAMPINA GRANDE – PB
Em Campina Grande, agende com o “Mestre Virgulima”, a sua visita ao turismo rural do município, com tudo que você pode conhecer e vivenciar. Virgulima é um personagem de economia criativa que se caracteriza de Lampião, é poeta, compositor, e condutor local de turismo no meio rural.

9. CAFÉ NA SOMBRA DA JAQUEIRA – SANTO IZIDRO – CAMPINA GRANDE   
Distante apenas 15 minutos do centro de Campina Grande,  você pode ter uma vista privilegiada da cidade de Campina Grande, um passeio de charrete, saboreando o que existe de melhor na culinária rural que são os bolos de mandioca, de batata doce, de banana, sucos de fruta da época conversando com a família de “Zé de Deinha” sobre as histórias do local. A ruralidade autêntica e a simplicidade do bem receber, vai encantar você!

10. MULHERES DE ARUSI – CAMPINA GRANDE – PB
No  Sítio … as mulheres de Arusi são bordadeiras habilidosas que recebem muito bem na varanda que serve de loja, onde você pode agendar uma oficina de bordado à mão. Você vai experimentar bordar, gostar, comprar e levar!!

11.  CASA DE CUMPADE – DISTRITO  DE GALANTE – CAMPINA GRANDE
Situada na Fazenda Olho Dágua, a 21 km de Campina Grande, a Casa de Cumpade nasceu em 2007, com vários atrativos culturais. O restaurante e o gostoso café da manhã funciona o ano inteiro, mas é no período junino que você vai encontrar lá na Casa de Cumpade, o melhor Arraial do Meio Rural.
Ver site: http://www.casadecumpade.com.br

12.  HOTEL FAZENDA TRIUNFO – AREIA – PB
Saindo das regiões do Cariri e Agreste paraibano convido você a conhecer o a região do Brejo Paraibano, no município de Areia, onde você pode se hospedar no Hotel Fazenda Triunfo, um dos melhores da região. O município de Areia está situado a 620 metros de altitude, e distante apenas 120 km de João Pessoa e a 49 km de Campina Grande.

13. MUSEU DA RAPADURA – CAMPUS II DA UFPB
No Museu da Rapadura você conhece toda a história do ciclo do açúcar no Nordeste e principalmente na região do Brejo. Lá você vai conhecer uma das únicas almanjarras utilizadas no século XVIII. Trata-se de uma grande moenda feita de madeira com tração animal, para extração de caldo de cana. Conheça também a casa do “Senhor de Engenho”, e a história da civilização do açúcar que aflora o sentimento de pertença em cada brasileiro que visita esse lugar.

14. CASA DO DOCE – AREIA
Localizada no Sítio Macacos a história de empreendedorismo da engenheira agrônoma que virou doceira, vai deixar você com água na boa, pois são mais de 70 sabores de doces e 15 sabores de geléias, inclusive doces com cachaça, para você degustar, ou o “doce macacada” uma mistura de banana, rapadura, coco e canela, delicioso!! Depois tomar um café bem gostoso com tapioca.

15. ENGENHO TRIUNFO – AREIA
No Engenho Triunfo, além de conhecer todo o processo produtivo da cachaça Triunfo, você também pode degustar os seus sabores no terraço de inverno, construído para receber turistas. Um exemplo de hospitalidade, misturada com os cheiros e sabores das cachaças, do sorvete com cachaça, caldo de cana, sucos e frutas. A lojinha é um convite às compras, pois tudo é muito lindo e os preços bem acessíveis.

16. ENGENHO VÁRZEA DO COATY – AREIA-PB
Almoçar numa tradicional Casa de Farinha do Engenho Várzea do Coaty também é uma boa sugestão de restaurante rural. A comida é maravilhosa!!! E os doces caseiros na sobremesa, com uma boa música regional completam o cardápio e as suas vivências inesquecíveis.

17. PIQUENIQUE NA MATA –  CHÃ DE JARDIM – AREIA – PB
Faça uma caminhada na reserva Mata do Pau Ferro, e vivencie um Piquenique na Mata, produzido pelas mulheres da comunidade rural de Chã de Jardim, desde a esteira para sentar, as cestas com bolos de milho, de mandioca, pé-de-moleque… huuumm… delícia que agrada a todas as idades. Mas cuidado… você pode ser surpreendido pelo grupo de Lampião no meio da mata, para a sua emoção ser maior.

18. PÔR DO SOL DE MARIA – CHÃ DE JARDIM – AREIA
Você também pode almoçar no Restaurante Rural Vó Maria, que assim como toda casa de avó o turista será muito bem acolhido. Conheça a história de empreendedorismo dessa comunidade que é caso de sucesso no Brasil.
O que você não pode perder é o “Pôr de Sol de Maria” com saboroso café regional da Tarde e a música em voz e violão “Ave Maria dos Seus Andores”… É pura emoção!!!

19. CAFÉ RURAL NA VARANDA – PILÕES – PB
Apreciando um cenário de natureza você também pode ir até Pilões tomar um Café na Varanda com as mulheres que produzem flores de fuxico.

20. MEMORIAL CASA DE FARINHA – PILÕES – PB
Você também pode contratar um Pau de Arara e um trio de forró pé-de-serra para visitar o Assentamento Veneza e o Memorial Casa de Farinha. Você será recebido por mulheres, donas de casa que através da inclusão social no turismo,  apresentam o processo artesanal da fabricação da farinha de mandioca, por uma série de quadros de fotos expostas no local ou a própria fabricação, caso coincida com o dia da farinhada. Imperdível!!

E então, gostou das experiências do turismo rural em cinco municípios da Paraíba? Imagina que temos turismo rural até nos municípios do litoral onde o turismo de sol e mar é mais conhecido. São mais de 18 municípios paraibanos já com produtos de turismo rural, diversificando a oferta turística de sol e mar.

AGÊNCIAS QUE VENDEM ESSES PASSEIOS:
Guiamundo Turismo – Genilton Pessoa – 83. 9.8855.9796
Dandara Turismo – Rosângela Farias – 84. 9.9461.6966
Fortur Excursões – José Fortunato – 84. 9.8809.4260
Pimentur –  (84) 3213-5454 / (84) 3213-5520
Teltur Viagens e Turismo  – (84) 3222.0458 / 3221.5696.
Laurentur – 81.3728.0893  81.9623.7518  81.8786.6885
Joaquim Tur – (84) 3082-4588
Guia de Turismo de Areia e Pilões – Gabi Neta – 83.9.9922.1169 e 83.9.8111.2530
Guia de Turismo João Pessoa – José Ferreira (Tadeu) 83.9.9992.0204
Condutor Local de Turismo em Boqueirão – Nadilson 83.9125.9210.


Fonte: Paraiba Já