Nos últimos nove meses, 26 feminicídios foram registrados na Paraíba. No último mês, em setembro, dois casos entraram nas estatísticas. Além disso, seis mulheres foram assassinadas por outras motivações que não a de gênero. Os dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace), da Polícia Civil, mostram que houve um pequeno aumento em relação ao mesmo período de 2020. Os números foram solicitados pelo G1 via Lei de Acesso à Informação.


Nos primeiros nove meses de 2020, 25 mulheres foram assassinadas por motivação de gênero. Mas, no mês de setembro, o número de feminicídios já era alto: quatro casos investigados, além de outras 5 mulheres mortas por outras motivações.


Um dos casos que mais chamou atenção no mês de setembro foi o da criança Anielle Teixeira, de 11 anos. A necropsia do corpo da menina confirmou que ela foi morta por estrangulamento, com fraturas de duas vértebras cervicais. Ela foi encontrada morta na madrugada do dia 8 de setembro, em uma mata no bairro de Miramar, em João Pessoa, depois de passar três dias desaparecida.


O suspeito de matar a criança foi preso e confessou ter cometido o crime de feminicídio, mas negou que houvesse estuprado a menina, de acordo com o delegado Rodolfo Santa Cruz.


O mês de agosto foi um dos mais violentos de 2021. Ao todo, dez mulheres foram assassinadas no mês passado, sendo sete feminicídios e três homicídios dolosos. A diferença é que, no primeiro crime, há uma motivação de gênero que leva à morte. A mulher morre por ser mulher. No homicídio doloso, o assassinato tem outras motivações. Em agosto, os feminicídios representaram 70% dos crimes contra mulheres.

No mês de julho, numa contramão do que acontece com frequência em todos os meses do ano, nenhum feminicídio foi registrado, de acordo com a Polícia Civil. Pelo menos desde de 2019, período em que o G1 começou a acompanhar, mês a mês, os números de feminicídos registrados na Paraíba, o estado zerou as estatísticas no mês passado, voltando a registrar um alto número de casos em agosto.

Em todo o ano de 2021, de janeiro a setembro, 26 feminicídios já foram registrados, sendo agosto o mês que apresentou maior quantidade de casos. Além disso, 38 mulheres já foram assassinadas em casos investigados como homicídio doloso, totalizando 66 mulheres mortas, considerando que também houve dois latrocínios.

Feminicídio é o assassinato de uma mulher cometido devido ao fato de ela ser mulher ou em decorrência da violência doméstica. Foi inserido no Código Penal como uma qualificação do crime de homicídio em 2015 e é considerado crime hediondo.

Feminicídios na Paraíba em 2021
Primeiro trimestre apresentou seis casos
JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulhoAgostoSetembro012345678
Maio
 : 3
Fonte: SEDS

O que mostram os números

Dois feminicídios foram registrados em setembro de 2021

Mês de agosto registra maior número de casos em 2021

Primeiros nove meses de 2021 registram 26 feminicídios

Em 2021, 66 mulheres já foram mortas

Mulheres assassinadas na Paraíba em 2021
Mês de junho lidera o número de mortes
Janeiro: 6Fevereiro: 7Março: 8Abril: 4Maio: 6Junho: 10Julho: 7Agosto: 10Setembro: 8
Fonte: G1 PB