Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, a mamografia preventiva é indicada para mulheres a partir dos 40 anos

Quando descoberto no início, o câncer de mama tem 95% de chances de cura. O autocuidado deve ocorrer em todas as épocas do ano, mas em outubro as campanhas de conscientização são intensificadas no Movimento Outubro Rosa para evidenciar a importância do diagnóstico precoce.

A rapidez em detectar o problema evita que ele se agrave e torna o tratamento mais eficaz e menos invasivo. A orientação da mastologista Débora Cavalcanti, médica cooperada da Unimed João Pessoa e segunda vice-presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), é que as mulheres busquem acompanhamento especializado. “Os tratamentos têm evoluído cada dia mais e, dependendo do caso, o tratamento pode ser, até mesmo, apenas um exame seguido da retirada da lesão, sem mais nada. Daí a importância de buscar um especialista o quanto antes”, orienta a especialista.

Segundo Débora Cavalcanti, o autoexame é importante para a mulher conhecer o corpo e as mamas, porém uma lesão diagnosticada dessa forma normalmente não está no estágio inicial. “É difícil fazer um diagnóstico precoce apenas com autoexame, a não ser que o tumor seja superficial, mas ainda assim depende do tamanho da mama e da consistência do tecido”, explica a médica.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, e responsável por 15,5% dos óbitos por câncer em mulheres. No Brasil, estima-se que ocorrerão 66,280 casos novos da doença em 2021, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres.

Mamografia – O Inca aponta que a incidência dessa neoplasia tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade. Débora Cavalcanti orienta a realização de mamografia anualmente a partir desta idade, ou antes, caso algum parente de primeiro grau tenha sido diagnosticado com câncer antes dos 50 anos. “Neste caso, o exame deve ser realizado dez anos antes da confirmação do diagnóstico no familiar. Mas quem solicita a mamografia é o médico especializado e o consenso da Sociedade Brasileira de Mastologia é que seja feito o rastreamento na população saudável a partir dos 40 anos, para evitar casos avançados. Por isso, a importância do Outubro Rosa”, destaca.

A mastologista ressalta que a campanha busca sensibilizar as mulheres de que o tratamento precoce pode salvar vidas. “É um momento de chamar a sociedade para refletir sobre a saúde da mulher. Por isso todos precisam estar unidos e apoiar a campanha da Sociedade Brasileira de Mastologia”, convoca.

Prevenção – A mastologista destaca a importância de hábitos saudáveis, bem como a precaução no uso de hormônios para prevenção secundária ao aparecimento ou avanço do câncer. “Sabemos da importância de ter uma boa alimentação e do cuidado com tratamentos hormonais no período do climatério, após a menopausa. Eles precisam ser prescritos por especialistas da área”, alerta Débora Cavalcanti.

“Praticar atividade física, como caminhada três vezes por semana, bem como adotar uma dieta mais pobre em gorduras e rica em fibras, são hábitos gerais que evitam a maioria das doenças, porém, ao chegar aos 40 é imprescindível a realização da mamografia preventiva”, reforçar a especialista.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

Outras informações:

Instagram: @unimedjoaopessoa

LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa

Facebook: /unimedjoaopessoa

Twitter: @unimed_jp