Dos times paraibanos que jogaram pela Série D do Campeonato Brasileiro neste domingo (05), apenas o Campinense se deu bem. A Raposa deu uma goleada no time Caucaia -CE de 5 x 0 e alcançou a vice-liderança do campeonato. A mesma sorte, no entanto, não tiveram o Treze e o Sousa, ambos derrotados nas partidas desta tarde.

Confira um resumo de cada partida

Campinense e Caucaia se enfrentaram no estádio Amigão, em Campina Grande, pela décima quarta rodada do Grupo A3 da Série D do Campeonato Brasileiro. Precisando construir grande vantagem para ficar com o saldo de gols melhor que o do América-RN e assumir a segunda posição da classificação, a Raposa se aproveitou e fez o adversário chegar a marca de 51 tentos sofridos na competição ao aplicar uma goleada por 5 a 0.

O maior desfalque do time da Bela Vista estava no banco de reservas. Depois de passar por um cateterismo no meio da semana, Ranielle Ribeiro não comandou a equipe na beira do gramado, mas o repouso foi apenas parcial, pois estava nas tribunas da praça esportiva acompanhando a partida.

Não demorou muito para que o rubro-negro paraibano fizesse seu primeiro gol. Aos 18 minutos, Fábio Lima recebeu de Marcelinho e, da direita, só rolou para o meio da área onde Serginho Paulista, que substituía o suspenso Patrick, só escorasse de pé direito para fazer o primeiro gol da partida.

O segundo gol veio aos 39. Fábio Lima mais uma vez teve atuação importante e mandou a bola para a área, onde Marcelinho resvalou e a bola sobrou para Cláudio, que só empurrou para as redes e ampliou o marcador.

Depois do intervalo, logo saiu o terceiro tento da Raposa. Após pênalti cometido por Michel, que meteu a mão na bola, aos 3 minutos, Anselmo, que entrou no intervalo na vaga de Cláudio, cobrou com categoria e fez seu primeiro gol com a camisa do Campinense.

Fábio Lima não poderia passar em branco depois de uma atuação tão decisiva como garçom. E aos 9 do segundo tempo ele recebeu passe de Felipinho, invadiu a área pela direita e tocou de canhota, no canto direito do arqueiro adversário, que nada pôde fazer para evitar o quarto gol paraibano.

Ainda deu tempo sair mais um. O estreante Dione cobrou escanteio aos 44 minutos e Michel Bennech subiu mais que todo mundo para cabecear e fechar o placar.

E nem precisava de tantos gols para o Campinense chegar aos 25 pontos e ficar com a segunda posição do grupo, já que o América-RN perdeu de 2 a 1 para o Central-PE, fora de casa, e seguiu com 22 pontos. O Caucaia-CE, pior defesa do torneio, ficou na lanterna da chave, com 9 pontos. O adversário da Raposa no mata-mata será o Sergipe. A segunda partida será disputada no estádio Amigão.

Atlético-CE x Sousa

Na tarde deste domingo (05), o estádio Domingão, Atlético-CE e Sousa duelaram por uma vaga no mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro.

O Dinossauro buscava a vitória para se classificar, enquanto o time da casa precisava apenas de um empate para avançar no torneio nacional. Sem contar com Arisson e Arthur, Tardely Abrantes escalou Guilherme e Gilson como seus substitutos, enquanto Raimundo Wágner usou o que tinha de melhor, mas sem poder utilizar o atacante Dudu Itapajé, que cumpria suspensão.

O time paraibano era melhor no jogo até a metade do primeiro tempo, rondando muito a meta adversária, especialmente nas bolas paradas. Mas aos 29 minutos, praticamente na primeira investida dos donos da casa, Gustavo Silva cruzou da direita e Erick Pulga, na pequena área, desviou de canhota para vencer Ricardo e abrir o placar do jogo.

Depois de tomar o gol, o Sousa caiu de ritmo. Na volta do intervalo, o técnico mudou três jogadores de uma vez, sacando Alisson Araçoiaba, João Pedro e Weslley para colocar Almir, João Victor e Danilo Itaporanga, mas o panorama não mudou. Almir, que voltava de lesão, acabou se machucando novamente e precisando ser substituído antes dos 20 minutos da segunda etapa.

E aos 35 minutos, Erick Pulga fez grande jogada individual pela direita, tocou para Hitalo e Michael tocou de direita. A bola bateu no travessão e quicou dentro do gol, colocando um balde de água fria nas já remotas esperanças sousenses àquela altura do jogo.

Com o resultado, o Atlético-CE chegou aos 21 pontos e ficou na quarta colocação da chave, e irá enfrentar o Juazeirense-BA no mata-mata. Com 16 pontos, o Sousa encerra sua participação e iniciará a preparação para enfrentar o ASA-AL na Pré-Copa do Nordeste.

Treze x ABC-RN

No estádio Frasqueirão, na tarde deste domingo (05), pela décima quarta e penúltima rodada do Grupo A3 da Série D do Campeonato Brasileiro, o classificado e líder ABC-RN enfrentou o já eliminado Treze em jogo para cumprir tabela. E com direito a um gol contra bizarro, o Elefante venceu por 2 a 0.

Com vários desfalques, Moacir Júnior escalou o alvinegro potiguar bastante modificado. Sem ambições, o Galo da Borborema teve um time bem diferente, por opção do técnico Wellington Fajardo, que colocou em campo João Guilherme, Júlio Ferrari, Alysson, Vinícius Gouvêa, Ian Barreto; Levi, Raphael Toledo, Evair; Raulisson, Anderson Gindré e Jordan Souza.

Se o jogo não valia nada para o campeonato, logo no primeiro lance da partida mostrou que os atletas não sabiam muito bem o que estavam fazendo em campo. Em um lance vergonhoso, a zaga trezeana tentou cortar a bola em cima da linha que havia sido chutada por Claudinho, e Alysson tentou afastar o perigo, mas a pelota bateu nas pernas do goleiro João Guilherme e voltou para dentro da própria meta, para surpresa e vibração dos atletas do ABC-RN.

O maior movimento da partida veio por volta dos 23 minutos do segundo tempo, quando o árbitro ouviu de um de seus auxiliares a informação para expulsar o zagueiro Vinícius Gouvêa. Sem entender a decisão, os jogadores trezeanos ficaram irritados, houve confusão, recusa do atleta a deixar o gramado, que acabou sendo invadido pelo técnico Wellington Fajardo, que foi cobrar explicações.

Depois de quase dez minutos de tumulto, os ânimos se acalmaram e a partida foi reiniciada.

E ainda deu tempo do Galo tomar mais um gol, seu último na competição. Aos 45 minutos, João Marcos cruzou bem da direita, na cabeça de Ferreira, que mandou para o fundo da rede, fechando o placar do jogo.

O Treze se prepara para enfrentar o Floresta-CE, pelas eliminatórias da Copa do Nordeste. Caso não consiga avançar para a fase de grupos, o time do bairro São José terá apenas o Campeonato Paraibano em seu calendário. Na Série D, o time ficou na penúltima posição da chave, com 15 pontos. O ABC-RN ficou com 28 pontos, e deve encarar o Retrô-PE na próxima fase.

 

Fonte: Vozdatorcida