O Dia Estadual da Cachaça Paraibana agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos no Estado. A data escolhida foi 10 de junho, quando o produto foi instituído como pertencente ao patrimônio cultural e imaterial do Estado da Paraíba, em 2010. A lei 12.042, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado Adriano Galdino, foi sancionada pelo governador João Azevedo e publicada no Diário Oficial desta quinta (9).

Segundo Adriano Galdino, a lei permite a inserção da cachaça como destaque dos símbolos culturais do Estado, reforçando-se a necessidade de maior valorização pelo Poder Público e pela sociedade. “Com essa iniciativa, tem-se a possibilidade de conferir maior destaque a cachaça paraibana, com ações que permitam a maior valorização do produto e da consolidação desse patrimônio da cultura do Estado”, defendeu.

Diretamente relacionada à história do Brasil, com o desenvolvimento dos engenheiros de cana-de-açúcar durante o ciclo do açúcar, a cachaça é 3º destilado mais apreciado no mundo. Em 2020, por exemplo, a exportação da cachaça rendeu um faturamento de 9,5 milhões de dólares ao Brasil. Grande parte dessa quantia partiu dos produtos fabricados aqui na Paraíba, estado que mais produz a bebida.

Entre as cachaças produzidas no Estado, destacam-se “Serra Limpa”, “São Paulo”, “Triunfo”, “Jureminha”, “Volúpia”, “Marimbondo”, “D’dil”, “Alegre”, “Bandeira Branca”, “Baraúna”. “Logo, nota-se a importância que o produto possui para produzir emprego e renda no Estado, e que é amplamente consumido pela população”, finaliza Adriano Galdino.

 

Fonte: agenciaalpb