O número de municípios paraibanos que fazem a destinação correta dos resíduos sólidos aumentou de 28, em 2018, para 156, em 2021, um crescimento de pouco mais de 457%. O percentual de cidades do estado que destinam o lixo corretamente subiu de 12,56% para 69,95%.

Esse aumento é resultado do projeto “Fim dos Lixões”, desenvolvido pelo Ministério Público da Paraíba em parceria com MPF, Sudema, Ibama, Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) e IFPB.

“Esse número tende a aumentar já nos próximos dias porque a situação de alguns municípios está em processo de validação”, disse o MPPB.

Os dados foram apresentados nessa sexta-feira (27), durante reunião virtual, com a participação do procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, e outros convidados.

O projeto consistiu na proposição aos prefeitos de acordo de não persecução penal (ANPP) no qual eles se comprometiam a parar de enviar os resíduos sólidos aos lixòes no prazo de um ano e na assinatura de termo de ajustamento de conduta se comprometendo a recuperar a área degradada.



Fonte: portalcorreio